Felipe Niemeyer   |   05/05/2008 11:27

50% dos cariocas não conhecem Cristo e Pão de Açúcar

50% dos cariocas nao conhecem Cristo e Pao de Acucar A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e a Fundacao Cesgranrio, com o apoio da

A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e a Fundação Cesgranrio, com o apoio da Planet Work, realizaram uma pesquisa com 1,5 mil cariocas entre 18 e 26 de abril, para avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o potencial turístico do Rio, seus hábitos de consumo turístico e seus anseios de viagem. A margem de erro é de 4,5%.

A pesquisa foi realizada entre moradores da zona sul (40%), zona norte (35%) e zona oeste (25%) da cidade. Dos entrevistados, 25% não viajam por terem outras prioridades de lazer na cidade. Mesmo assim, no quesito "Conhecimento do potencial Turístico da Cidade", 50% do total disse que não conhece o Pão de Açúcar e o Corcovado, mas 80% deles conhecem as praias do Rio.

Segundo o levantamento, 25% também não conhecem a Passarela do Samba e 30% não conhecem o Jardim Botânico.

Cerca de 65% dos cariocas têm hábito de viajar. Vinte por cento do total já viajou para outros países, 50% a outros municípios do Estado e 30% para outros Estados do Brasil. Do total, 45% tem desejo de fazer um cruzeiro, 30% viajar para os EUA, 20% viajar para a Europa e 5% viajar para a Argentina.

A pesquisa faz parte do projeto Rio Nota Dez, criado pela UniverCidade e a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo, para identificar características de consumo turístico do carioca, pontos positivos e negativos do Rio e sugestões para o seu aprimoramento. Já foram trabalhados os seguintes bairros: Copacabana, Barra, Flamengo, Vargem Grande, Ipanema, Botafogo e São Conrado.