Felipe Niemeyer   |   06/06/2008 17:41

Paraty aposta na qualificação do produto

Paraty aposta na qualificacao do produto PARATY - O Ministerio do Turismo, o Instituto Casa Brasil de Cultura e a prefeitura de Paraty lanca

PARATY - O Ministério do Turismo, o Instituto Casa Brasil de Cultura e a prefeitura de Paraty lançam, neste momento, o plano Mar de Cultura, com consultoria da Chias Marketing. O plano tem como meta o desenvolvimento turístico do destino fluminense, tendo como foco o potencial cultural da região. “É importante ressaltar e deixar claro que este plano tem metas ligadas ao fluxo turístico e à qualidade do produto e não simplesmente à cultura”, afirmou o secretário de Políticas do Turismo do MTur, Airton Pereira. “Percebemos que a cultura é um fator agregador que dá sustentabilidade ao processo de desenvolvimento do turismo na região e faz o destino superar dificuldades como a questão da infra-estrutura”, disse o presidente do Instituto Casa Azul, de Paraty, Mauro Munhoz.

Paraty se prepara para um novo momento em seu posicionamento no mercado. A cidade já ultrapassou Búzios em número de recebimento de turistas e figura como o segundo destino receptor de visitantes no Estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Turismo de Paraty. A cidade vai ter ainda um projeto da ONU para o desenvolvimento do turismo sustentável e trabalha para se tornar Patrimônio da Humanidade da Unesco. Para atingir este objetivo, além dos planos de marketing e comercialização, o destino investe na infra-estrutura local. Cerca de R$ 20 milhões serão aplicados em saneamento básico e há planos para a construção de um centro de convenções e de uma estação de tratamento de lixo.

A cidade de Paraty faz parte do grupo dos dez destinos referências entre os 65 definidos como indutores do turismo pelo MTur. O Instituto Casa Brasil de Cultura é o responsável pela gestão destes dez destinos, que já possuem uma estrutura turística mais desenvolvida. Este grupo será trabalhado de maneira segmentada. Fazem parte desta seleção: São João Del Rey (MG) – turismo de estudos e intercâmbio; Santa Catarina – turismo rural; Ribeirão Preto (SP) – negócios e eventos; Jericoacora (CE) – sol e praia; Barcelos (AM) – turismo de pesca; Brasília – turismo áudio-visual; Socorro (SP) – turismo de aventura especial; Santarém (PA) – Ecoturismo; Chapada Diamantina/Lençóis (MA) – turismo de aventura e Paraty (RJ) – turismo cultural. “Isso caracteriza a evolução do turismo de massa para o turismo de segmentação”, concluiu Pereira.


*Fonte: O Site PANROTAS viaja a convite do Instituto Casa Azul, de Paraty

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS