Claudio Schapochnik   |   28/08/2008 10:50

Rio Grande do Sul utiliza marca Rota dos Tropeiros

Rio Grande do Sul utiliza marca Rota dos Tropeiros A marca Rota dos Tropeiros, que envolve 16 cidades paranaenses da regiao dos Campos Gerai

A marca Rota dos Tropeiros, que envolve 16 cidades paranaenses da região dos Campos Gerais, agora será usada para identificar o trecho do roteiro turístico que também passa pelo Rio Grande do Sul. Nesta terça (dia 26), a Agência Rota dos Tropeiros e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) – ambas do Paraná – assinaram termo de cessão do uso institucional da marca para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus), que desenvolve o turismo em municípios gaúchos. A informação é da Agência Sebrae.

A assinatura do termo de cessão é fruto de uma articulação da Agência Rota dos Tropeiros, AMCG, Condesus e das unidades do Sebrae no Paraná e Rio Grande do Sul. A cessão do uso da marca, que já é trabalhada no Paraná, vai representar a unificação e a consolidação da Rota dos Tropeiros como um produto turístico qualificado nos dois Estados e único para a região sul do Brasil.

No Paraná, o trabalho para a formatação de um roteiro turístico em municípios com características do tropeirismo começou em 1999. Em 2003, a Rota dos Tropeiros foi lançada oficialmente no Estado. Já no Rio Grande do Sul, o trabalho é mais recente. Há dois anos, o Sebrae-RS e entidades parceiras vêm trabalhando na formatação do roteiro em solo gaúcho. A Rota dos Tropeiros no Estado integra os municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra. O lançamento oficial do roteiro está previsto para novembro.