Renê Castro   |   21/05/2009 18:48

Espírito Santo quer receber seleções na Copa de 2014

O Espírito Santo planeja ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014

VITÓRIA – “O Espírito Santo não quer a Copa, e sim fazer parte dela.” Essa foi a frase que o secretário de Turismo do Espírito Santo, Marcus Vicente (foto), usou para resumir o interesse do Estado no evento esportivo marcado para acontecer no Brasil em 2014. Sem pretensões de ser uma das sedes do campeonato, os capixabas pretendem captar seleções para treinarem e se concentrarem no Estado antes de entrarem em campo nas 12 cidades eleitas para receber os jogos. A Copa das Confederações de 2013 também está nos planos do dirigente.

Para Vicente, a Copa é uma oportunidade única para o Estado. Como motivador, o secretário lembrou a exposição que o vilareijo de Weggis, na Suíça, teve quando algumas seleções optaram por se preparar na cidade antes da Copa da Alemanha, em 2006. “Só de jornalistas foram mais de 900”, citou Marcus Vicente. Na época a Alemanha viu o PIB do país crescer 0,5% apenas por conta da Copa.

Entre as seleções preteridas pelo dirigente estão Japão, China e Coreia do Sul (caso se classifiquem nas Eliminatórias para a Copa do Mundo). O motivo é simples: contato já construído por conta de negócios envolvendo o ramo de mármore e granito. O Estado é um dos grandes exportadores de matéria-prima para a Ásia.

Um dos projetos em andamento para que o Espírito Santo se torne interessante para as seleções é a criação de um centro de treinamento em Goiabeiras, a um quilômetro do aeroporto de Vitória. O espaço receberá investimentos de R$ 50 milhões e deve ficar pronto no final do ano que vem. No quesito hospedagem, Vicente citou os 26 mil leitos existentes hoje no Estado e a ampliação da oferta, que deve acontecer com a construção de resorts e hotéis, alguns deles, inclusive, já em construção.

Em tempo: as cidades-sede brasileiras ainda não foram definidas. A Fifa, entidade máxima do futebol, estima que a decisão seja apresentada no dia 30 ou 31 deste mês.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Abav-ES

Tópicos relacionados