Claudio Schapochnik   |   31/07/2009 09:30

Bairro do Ipiranga (SP) será destino turístico formatado

Um dos mais antigos bairros da capital paulista, o Ipiranga, no sudeste de cidade, deve consolidar-se como destino turístico até 2011

Um dos mais antigos bairros da capital paulista, o Ipiranga, no sudeste de cidade, deve consolidar-se como destino turístico até 2011. Lançado oficialmente no final de 2008, o Projeto Roteiros Históricos e Culturais do Ipiranga entra na fase de consolidar as parcerias para iniciar os processos de capacitação dos envolvidos com o turismo do bairro. A informação é da Agência Sebrae.

Na primeira fase foi feito um levantamento das atrações turísticas da região, entre museus, casarões antigos e restaurantes. Posteriormente, os proprietários dessas atrações foram convidados a aderir ao projeto. A partir das adesões, consultores visitaram os empreendimentos e identificaram as principais falhas que impedem a profissionalização do turismo na região. Até agora, 56 empreendimentos já receberam o diagnóstico técnico. “É hora de transformar os potenciais turísticos em atrativos turísticos”, comenta a analista do Sebrae-SP e uma das gestoras do projeto, Andréia Bertolasi.

Já foram investidos R$ 70 mil em visitas aos empreendimentos e consultorias. Até meados de 2011, o plano é lançar um catálogo de Negócios em Turismo e Cultura da região. No longo prazo, o desenvolvimento do turismo no bairro vai proporcionar um incremento econômico da região como um todo.

Nos três roteiros que serão formatados ao longo do projeto, a ideia é integrar as atrações e proporcionar o exercício da experiência. “O turista que visitar o Museu do Automóvel poderá, por exemplo, fazer um test drive num carro antigo”, sugere o consultor em Cultura pelo Sebrae-SP, Marcos Marsulo.

O projeto é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga, da Subprefeitura do Ipiranga, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e do Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional Capital Leste.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS