Claudio Schapochnik   |   27/07/2009 17:01

Centro Cultural dos Correios será aberto em Recife (PE)

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT inaugura nesta sexta-feira (dia 31), às 10h, o Centro Cultural dos Correios – CCC Recife

A população e os turistas de Recife, a capital de Pernambuco, ganham mais uma opção de cultura. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT inaugura nesta sexta-feira (dia 31), às 10h, o Centro Cultural dos Correios – CCC Recife. A cerimônia de inauguração, que integra as comemorações dos 40 anos de criação da empresa, contará com a participação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do prefeito de Recife, João da Costa, e do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio.

Localizado na avenida Marquês de Olinda, 262, no bairro do Recife, o prédio é uma construção do início do século passado e foi adquirido pelo então Departamento de Correios e Telégrafos - DCT em 1921 para ser a sede dos Correios em Pernambuco. Integralmente restaurada, com um investimento superior a R$ 5 milhões, a edificação conta com cinco pavimentos e dispõe de seis salas de exposição, auditório, restaurante, sala com peças históricas e uma agência postal. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

PROGRAMAÇÃO
O evento de inauguração marcará também a abertura das cinco exposições que compõem a grade inicial de programação do Centro: "Estava escrito nas Estrelas", do professor Marcos Galindo, que trata dos primeiros anos da aviação transcontinental e da travessia aérea noturna do Oceano Atlântico, realizada por aviadores portugueses, em 1927; "Recife Cartum Postal", do artista plástico maranhense Terciano Torres, que apresenta mapas e gravuras estilizados da cidade; "Calígrafo e Não Calígrafo", do artista e designer Cláudio Gil, que resgata as diversas formas de expressão ligadas às novas tecnologias; "Zoológicos", do renomado artista plástico pernambucano José Carlos Viana, que apresenta ao público um conjunto de pinturas e desenhos, em formatos grandes, celebrando os 45 anos de atuação profissional do artista e a exposição filatélica "40 Anos da ECT em 346 Anos de História - Correios, levando o Brasil à Frente", que referencia cronologicamente, por meio dos selos, fatos marcantes da história postal brasileira e do País.

Tópicos relacionados