Felipe Niemeyer   |   22/07/2009 22:49

Como melhorar os polos turísticos do Rio?

Atendimento ainda é problema em polos turíticos do Rio de Janeiro, segundo levantamento da Redeturis, programa do Sebrae com a Associação Comercial.

O Sebrae-RJ e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), por meio do projeto Rede de Desenvolvimento do Turismo Sustentável das regiões turísticas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói (Redeturis) –, apresentaram os resultados da pesquisa de demanda realizada nos Polos Novo Rio Antigo, Praça 15, Tijuca e Botafogo, no Rio de Janeiro. As pesquisas foram conduzidas pelo Instituto Tecnológico Inovador (ITI) com o objetivo de auxiliar no levantamento das necessidades para melhorar a qualidade do serviço oferecido pelos empreendedores locais.

O levantamento de demandas abrange questões relacionadas à capacitação, infraestrutura e acessibilidade e foi realizado nos meses de maio e junho deste ano. Foram pesquisados um total de 116 estabelecimentos.

Os principais problemas identificados são relativos à iluminação, segurança, limpeza e sinalização. Em todas as regiões, quase 100% dos estabelecimentos não atendem ao mínimo de acessibilidade.

As principais demandas indentificadas em cada polo foram: Polo Botafogo - maior parceria dos órgãos estaduais e municipais, mais iluminação e calçamento das ruas; Polo Novo Rio Antigo - precisa de um selo de compromisso com a segurança dos alimentos e melhorias na rede de esgoto; Polo Praça 15 - retirada da população de rua, treinamento de mão de obra, policiamento, limpeza urbana, calçamento, sinalização, incremento na divulgação e proibição ao acesso de veículos; Polo Tijuca - intensificar a divulgação, promover eventos, buscar mais patrocinios, mais vagas de estacionamento, policiamento, centralização de compras, transporte entre o polo e empresas e conscientização dos comerciantes locais.

De acordo com o estudo, fica claro que melhorar o atendimento ao cliente nos polos é prioritario. "Assim o Selo de Qualidade Redeturis deverá ser desenvolvido e implementado com base no Programa Cliente Exigente", afirmaram os responsáveis pelo levantamento. Também deverão ser viabilizados programas de capacitação por meio dos parceiros da Redeturis visando a formação de mão de obra qualificada para o setor a partir de recursos oriundos do Prodetur e dos programas do Setrab", concluíram.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS