Felipe Niemeyer   |   29/07/2009 11:32

Estrangeiros destacam qualidade dos serviços no Rio

Uma pesquisa realizada pelo curso de Turismo da UniverCidade (RJ) com 600 turistas estrangeiros em vários bairros da cidade, revela o perfil de quem visita do Rio de Janeiro em julho.

Uma pesquisa realizada pelo curso de Turismo da UniverCidade (RJ) com 600 turistas estrangeiros em vários bairros da cidade, revela o perfil de quem visita do Rio de Janeiro em julho, considerado mês de alta estação. A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner,com o apoio da Planet Work e da Fundação Cesgranrio. A margem de erro da pesquisa é de 1,7%.

De acordo com o levantamento, a maioria dos visitantes (35%) considera a falta de limpeza da cidade um dos principais pontos negativos, seguida pela mendicância (30%), segurança (20%), falta de informação turística (10%) e de sinalização apropriada (5%). A população anfitriã do Rio foi o principal ponto positivo na opinião de 40% dos turistas, seguido pela qualidade dos serviços (30%), a diversidade cultural (25%) e a gastronomia (5%). O Pão de Açúcar foi a atração mais visitada (45%), seguido pelo Corcovado (25%) e, depois, a Floresta da Tijuca (10%).

Dos 600 entrevistados, 30% eram norte-americanos, 25% portugueses, 20% alemães, 10% franceses, 5% argentinos, 5% italianos, 3% japoneses, 2% canadenses e 1% chilenos. Oitenta por cento veio ao Rio pela primeira vez e 65% por conta própria, sem a intermediação de uma agência de viagens. A média de permanência desse visitante no Rio foi de quatro a seis dias para 65% dos visitantes, e o gasto médio diário para 40% deles foi entre US$ 75 e US$ 130.

Tópicos relacionados