Felipe Niemeyer   |   29/07/2009 11:32

Estrangeiros destacam qualidade dos serviços no Rio

Uma pesquisa realizada pelo curso de Turismo da UniverCidade (RJ) com 600 turistas estrangeiros em vários bairros da cidade, revela o perfil de quem visita do Rio de Janeiro em julho.

Uma pesquisa realizada pelo curso de Turismo da UniverCidade (RJ) com 600 turistas estrangeiros em vários bairros da cidade, revela o perfil de quem visita do Rio de Janeiro em julho, considerado mês de alta estação. A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner,com o apoio da Planet Work e da Fundação Cesgranrio. A margem de erro da pesquisa é de 1,7%.

De acordo com o levantamento, a maioria dos visitantes (35%) considera a falta de limpeza da cidade um dos principais pontos negativos, seguida pela mendicância (30%), segurança (20%), falta de informação turística (10%) e de sinalização apropriada (5%). A população anfitriã do Rio foi o principal ponto positivo na opinião de 40% dos turistas, seguido pela qualidade dos serviços (30%), a diversidade cultural (25%) e a gastronomia (5%). O Pão de Açúcar foi a atração mais visitada (45%), seguido pelo Corcovado (25%) e, depois, a Floresta da Tijuca (10%).

Dos 600 entrevistados, 30% eram norte-americanos, 25% portugueses, 20% alemães, 10% franceses, 5% argentinos, 5% italianos, 3% japoneses, 2% canadenses e 1% chilenos. Oitenta por cento veio ao Rio pela primeira vez e 65% por conta própria, sem a intermediação de uma agência de viagens. A média de permanência desse visitante no Rio foi de quatro a seis dias para 65% dos visitantes, e o gasto médio diário para 40% deles foi entre US$ 75 e US$ 130.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS