Renê Castro   |   26/08/2009 08:29

BA formata projeto para investir no turismo náutico

As principais oportunidades, vocações e também entraves para o desenvolvimento do turismo náutico na Bahia foram discutidos hoje, em Salvador, durante seminário técnico de planejamento estratégico para o setor

As principais oportunidades, vocações e também os entraves para o desenvolvimento do turismo náutico na Bahia foram discutidos ontem (terça, dia 25), em Salvador, durante seminário técnico de planejamento estratégico para o setor. O evento contou com a participação dos integrantes da Setur-BA, Fundação Escola de Administração da UFBA(FEA), além de representantes dos 14 municípios que fazem parte da Baía de Todos os Santos (BTS) e do setor náutico.

Na abertura do encontro o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, destacou os esforços da pasta para o desenvolvimento da náutica como segmento para atração de visitantes, e do governo baiano, por meio de outras secretarias, para despoluição e preservação da baía. “Somente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão sendo investidos R$ 287,5 milhões em ações de recuperação de mananciais, na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de 14 municípios e na implantação de sistemas de esgotamento”, explicou ele.

Um dos responsáveis pelo Planejamento Estratégico do Turismo da BTS, o analista Gilberto Zangari, apresentou um relatório com dados colhidos depois de pesquisas de campo em áreas como a costa do Recôncavo Baiano, que tem como principais pontos fortes o clima, a temperatura da água, as condição dos ventos, “ideais para a prática de esportes náuticos”, o potencial para a implantação de novas marinas, além da boa imagem que o Estado possui na Europa. Por outro lado, ele citou como ponto negativo a ausência de estaleiros para a fabricação de embarcações. “É preciso criar um ambiente sustentável para o desenvolvimento do turismo náutico e esses estaleiros podem inserir economicamente os moradores locais”, analisou ele.

No Brasil, o turismo náutico ainda não se consolidou como um produto. Por isso, a Bahia foi escolhida pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento de um projeto-piloto para o setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS