Claudio Schapochnik   |   13/08/2009 08:41

Cânion do Guartelá (PR) terá área ampliada

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, anunciou que o potencial turístico do Parque Estadual do Guartelá será ampliado e que está em estudo o aumento da área do parque dos atuais 690 hectares para 2,69 mil hectares

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, anunciou que o potencial turístico do Parque Estadual do Guartelá será ampliado e que está em estudo o aumento da área do parque dos atuais 690 hectares para 2,69 mil hectares. O Guartelá, segundo o governo do Paraná, é o segundo maior cânion do País e está localizado em Tibagi, nos Campos Gerais.

Hoje a unidade de conservação ocupa apenas uma margem do cânion. Com a ampliação proposta, o parque passará a ocupar os dois lados. “Esta ampliação é extremamente importante, porque além de ganharmos em área territorial aumentamos também área de proteção da biodiversidade da região”, declarou Burko. Ele também pediu levantamento para melhor aproveitamento turístico do parque. “É uma nova visão do órgão ambiental de explorar as potencialidades das nossas unidades de conservação, de forma educacional e eficiente, contribuindo para a economia e o meio ambiente local”, declarou Burko.

O cânion é uma garganta com cerca de 30 quilômetros de extensão e desníveis de até 450 metros, escavada pelo rio Iapó. O parque contém inscrições rupestres, uma infinidade de plantas nativas e exóticas, que se misturam as espécies de orquídeas. Os visitantes têm a opção de percorrer duas trilhas: uma é a visita realizada nos lugares de fácil acesso, onde não é necessário o acompanhamento do guia (panelões, mirantes, cachoeiras e pinturas rupestres) que contempla a grande parte do parque; já a outra é necessário o acompanhamento de um guia turístico.

Além disso, o IAP adaptou dois quilômetros de trilha do parque para receber os visitantes com limitação de mobilidade. O parque fica aberto de quarta-feira a domingo, das 8h às 16h30. Mais informações pelo site www.uc.pr.gov.br.