Renê Castro   |   20/08/2009 17:12

MG detalha modernização de estádio para Copa

Uma equipe do Governo de Minas Gerais apresentou ontem (quarta, dia 19), no Rio de Janeiro, durante o 2º Seminário das Cidades-Sedes da Copa 2014, o projeto de modernização do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão

Uma equipe do Governo de Minas Gerais apresentou ontem (quarta, dia 19), no Rio de Janeiro, durante o 2º Seminário das Cidades-Sedes da Copa 2014, o projeto de modernização do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão. O seminário é promovido pelo Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo Fifa 2014. Essa é uma das etapas do acompanhamento que a entidade realiza nas 12 sedes brasileiras que receberão as Copas das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014.

De acordo com o coordenador do programa Estado para Resultados e integrante do Núcleo de Gestão do Projeto das Copas, Tadeu Barreto, o procedimento confirmou que o estádio e a cidade de Belo Horizonte estarão aptos para receberem a abertura e o encerramento da competição.

Barreto considerou, após a apresentação, que a reunião técnica foi uma oportunidade de mostrar que o projeto preenche todos os requisitos de segurança, conforto e sustentabilidade financeira. “Os inspetores da Fifa fizeram muitas perguntas sobre aspectos ambientais. Ressaltamos que nossa proposta vai transformar o Mineirão em um estádio verde, com uso de energia e água de forma mais eficiente. Teremos um charme a mais com o uso da energia solar.” As obras no estádio terão início em fevereiro de 2010, com previsão de término em dezembro de 2012.

O novo Mineirão terá capacidade para 69.950 espectadores, número exigido para jogos de finais. As intervenções atingirão área de 217 mil m² e o custo será detalhado com a conclusão do projeto executivo. Os estacionamentos terão a capacidade aumentada para 4.725 vagas, sendo 3,5 mil cobertas e 1.225 descobertas.

De acordo com a arquiteta Laura Penna, uma grande esplanada de 69.190m² circundará todo o equipamento e terá capacidade para abrigar mais de 130 mil pessoas. O gramado será rebaixado em 3,5 metros, dando visibilidade completa a partir de qualquer ponto estádio. Será instalada uma cobertura para filtrar a incidência de luz sobre o gramado, facilitando as transmissões por TV.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS