Felipe Niemeyer   |   12/08/2009 10:25

Projeto americano vence concurso para novo MIS do Rio

O projeto vencedor do novo prédio do MIS que será instalado na Praia de Copacabana, onde atualmente funciona a boate Help, foi o do escritório nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro.

O projeto vencedor do novo prédio do Museu da Imagem e do Som (MIS), que será instalado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde atualmente funciona a boate Help, foi o do escritório nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro. A escolha dos 11 jurados, entre museólogos, arquitetos, cientistas políticos e historiadores, foi unânime. Três parâmetros nortearam a escolha dos jurados: a originalidade do projeto (beleza arquitetônica), a adequação ao local (algo que combinasse com a orla, com os prédios), e adequação ao programa funcional do museu (o projeto deveria contemplar as atividades desenvolvidas no MIS). A inspiração do escritório nova-iorquino foi o próprio calçadão de Copacabana, idealizado por Burle Max. A construção vertical imita as ondas do mar.

Com a desapropriação do prédio da boate Help, os próximos passos são a montagem do canteiro de obras, que deve começar em um mês e a demolição do prédio da boate. Feito isso, o escritório americano tem quatro meses para preparar o projeto executivo. As obras do novo museu devem começar efetivamente em fevereiro de 2010 e terminar em junho ou julho de 2012. Além de um centro de documentação de alta-tecnologia, o projeto prevê auditório para 300 pessoas, cinema no terraço, piano-bar, livraria e uma boate do tipo anos 50/60 com apresentações de bossa-nova e samba-canção no estilo das que existiam na Copacabana dos anos 50 e 60.

Tópicos relacionados