Artur Luiz Andrade   |   10/08/2009 12:26

WTTC elogia medidas do governo mexicano para o turismo

Mesmo com a crise provocada pela gripe, a expectativa do WTTC é que o turismo mexicano cresça 5% ao ano na próxima década, gerando dois milhões de empregos até 2019.

Primeiro país em todo o mundo a vivenviar a pandemia de gripe suína (ou do tipo A), o México foi duramente atingido em sua demanda de turistas nos últimos três meses. O impacto, segundo as primeiras estimativas, podem chegar a US$ 300 milhões em perdas até o momento. Mais de dois mil voos para o país foram cancelados no auge da crise e o valor final das perdas pode ser bem maior.

“O México emrece aplausos pela forma como lidou com a gripe suína”, disse o COO do World Travel & Tourism Council (WTTC), Ufi Ibrahim. Segundo ele, o país mostrou que é fundamental haver liderança em momentos de crise, além de responsabilidade, metas e registros e efetividade nas ações.

Mesmo com a crise provocada pela gripe, a expectativa do WTTC é que o turismo mexicano cresça 5% ao ano na próxima década, gerando dois milhões de empregos até 2019. No ano passado, as visitas internacionais cresceram 5,9%, atingindo 22,6 milhões de turistas com gastos de US$ 13,3 bilhões (3,4% mais que em 2007). A contribuição do turismo para o PIB mexicano chegou a 13,2%, um incremento de 3,8%. O número de empregos diretos do setor atingiu 1,7 milhão, com 40 mil novas vagas criadas em 2008.

Nos primeiros quatro meses de 2009, segundo o WTTC, apesar da recessão global e da violência relacionada ao tráfico de drogas, o número de visitas internacionais cresceu 5,9% no México. Graças, principalmente, aos meses de janeiro e fevereiro, já que em abril os efeitos da gripe e da recessão puderam ser sentidos e os números estagnaram. A desvalorização do peso mexicano contribiu, por sua vez, para uma queda de 7,6% nos gastos, em dólar.

”A previsão para este ano, obviamente, é de dificuldades e é esperado que o PIB turístico mexicano tenha uma retração de 9%, mais que os 6,5% de declínio do PIB em geral”, disse o CEO e presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten. As chegadas e os gastos de estrangeiros devem cair um terço este ano e 160 mil empregos devem ser perdidos. “No entanto, o governo tem respondido pro-ativamente e planeja investir US$ 90 milhões na indústria turística nos próximos meses, com uma ampla campanha de marketing em mercados–chaves, além de benefícios como um seguro gratuito para estrangeiros com reserva em hotéis mexicanos” , disse Baumgarten

“Como resultado, o WTTC/Oxford Economics acredita que a atividade deve se recuperar nos próximos anos, com o PIB turístico aumentando mais de 6% em 2010 e 2011”. A previsão para o longo prazo também é otimista.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.