Claudio Schapochnik   |   07/10/2009 11:57

Museu Tam (SP) amplia acervo com doação de Portugal

O presidente do Museu Tam, João Francisco Amaro, recebe da Força Aérea Portuguesa amanhã (quinta, dia 8) a doação da aeronave Junkers (Ju-52) em Sintra, Portugal

O presidente do Museu Tam, João Francisco Amaro, recebe da Força Aérea Portuguesa amanhã (quinta, dia 8) a doação da aeronave Junkers (Ju-52) em Sintra, Portugal. Em troca, a instituição entregará uma réplica do 14 Bis, construída no Brasil, para compor o acervo do Museu do Ar de Portugal.

“O Junkers é um trimotor do final da década de 1920 e foi a espinha dorsal do transporte aéreo da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Essa aeronave representou para os alemães o mesmo que o DC-3 para os norte-americanos. Será um orgulho tê-la no museu", explica Amaro.

A aeronave não estará entre as mais de 80 peças expostas na reabertura operacional do Museu Tam, que fica em Rio Claro (SP), programada para janeiro de 2010. Segundo Amaro, o avião está desmontado há muito tempo e vai exigir um grande trabalho de pesquisa para restauração. Mas ele acredita que, em um futuro próximo, o Junkers poderá voar novamente. “A pintura deverá ser feita nas cores da Vasp ou do Sindicato Condor, que operaram o modelo no Brasil”, explica o executivo.

Tópicos relacionados