Claudio Schapochnik   |   05/10/2009 08:52

Nova zona turística da Bahia ganha núcleo gestor

O seminário “Potencialidades Turísticas da Região Sudoeste da Bahia”, realizado na semana passada em Vitória da Conquista (BA), foi o primeiro passo para a consolidação definitiva da décima terceira Zona Turística do Estado, denominada de Caminhos do Sudoeste Baiano

O seminário “Potencialidades Turísticas da Região Sudoeste da Bahia”, realizado na semana passada em Vitória da Conquista (BA), foi o primeiro passo para a consolidação definitiva da décima terceira Zona Turística do Estado, denominada de Caminhos do Sudoeste Baiano. O evento foi realizado na Casa Regis Pacheco durante todo dia e, após uma série de palestras e debates, foi constituído o núcleo regional gestor, encarregado de dar continuidade ao processo de implantação da nova zona junto ao Ministério do Turismo. A informação é da Agência Sebrae.

Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado, Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e pelo Sebrae-BA, o seminário reuniu representantes das prefeituras da região, donos de restaurantes e hotéis, agências de viagens e profissionais da área. Para o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado, José Carlos Oliveira, que falou sobre Programas e Projetos para Recursos e Gestão da Nova Região Turística, o seminário foi um marco para definir e consolidar a nova zona turística junto ao MTur. Explicou que uma nova zona se define, mas só depois é consolidada. “Nossa região precisa começar a pensar nas viabilidades turísticas, com sustentabilidade”, advertiu.

O coordenador da Carteira de Economia Criativa do Sebrae-BA, Richard Alves, abordou o tema Empreendedorismo e Novas Oportunidades de Negócios para as Pequenas e Médias Empresas com o Turismo. Em sua entrevista, Alves indicou a gestão integrada das ações entre instituições e prefeituras como um dos principais caminhos para consolidação da nova zona. Recomendou que se faça um pacto, visando a implantação de um planejamento voltado para a região. Ele destacou que, independente de projeto, o Sebrae vai dar o apoio técnico no processo de constituição da nova zona, identificando oportunidades e as potencialidades para as pequenas e médias empresas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Colaboração para o Portal PANROTAS

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!