Maria Izabel Reigada   |   09/11/2009 09:34

Cortina de Ferro deve virar rota turística na Europa

Em Xangai, a sede do Partido Comunista Chinês virou um museu. Em Budapeste, na Hungria, as estátuas que homenageam personalidades do comunismo foram retiradas da cidade e reunidas em um museu ao ar livre.

Em Xangai, a sede do Partido Comunista Chinês virou um museu. Em Budapeste, na Hungria, as estátuas que homenageiam personalidades do comunismo foram retiradas da cidade e reunidas em um museu ao ar livre. Agora, é a vez da própria “Cortina de Ferro” virar atração turística. A linha imaginária que separava os países centro-europeus comunistas (o antigo bloco soviético) do resto da Europa é hoje um corredor de 6,8 mil quilômetros que, segundo a União Europeia, deve virar um itinerário turístico.

O projeto Iron Curtain Trail pretende ser um modelo em turismo sustentável e já tem o apoio do Parlamento Europeu. Tanto que a Comissão Europeia dá início a reuniões entre os países envolvidos para definir um desenho uniforme de sinalização turística e a construção da infraestrutura necessária para receber os visitantes. Ao todo, são 20 países envolvidos, sendo que apenas 14 deles integram a União Europeia. A rota passa por números parques naturais e os ciclistas são um dos públicos-alvo da novidade. Os primeiros debates estão ocorrendo entre Polônia, Hungria e Bulgária e a EU já sinalizou positivamente para iniciar investimentos em 2010.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS