Felipe Niemeyer   |   30/11/2009 15:41

RJ define novas regras urbanísticas para região portuária

O prefeito Eduardo Paes sancionou a lei que cria a Operação Urbana Consorciada. Aprovada pelos vereadores, ela viabilizará o Projeto de Revitalização da Zona Portuária, através da venda dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs).

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou a lei que cria a Operação Urbana Consorciada. Aprovada pelos vereadores, ela viabilizará o Projeto de Revitalização da Zona Portuária, através da venda dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs). A lei muda as condições para a construção imobiliária na região do Porto, permitindo investimentos na infraestrutura da área a partir de contrapartidas financeiras privadas.

A lei sancionada determina que para construções dentro dos novos parâmetros será preciso adquirir os Cepacs. O dinheiro arrecadado será todo reinvestido na própria região. A venda dos Cepacs está prevista já para o início de 2010. Os Certificados de Potencial Adicional de Construção são títulos imobiliários que serão negociados em leilões públicos sob a supervisão da Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

As alterações urbanísticas na Zona Portuária poderão ser feitas em uma área de 4 milhões de metros quadrados, que vai dos bairros da Gamboa, Saúde, São Cristóvão, Caju, Santo Cristo e Cidade Nova à Região da Leopoldina, atingindo terrenos públicos e privados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS