Claudio Schapochnik   |   13/11/2009 09:56

Setur-MG vai roteirizar três regiões do Estado

A Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), com o apoio do Sebrae-MG, iniciou este mês a segunda etapa do Projeto de Roteirização no Estado

A Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), com o apoio do Sebrae-MG, iniciou este mês a segunda etapa do Projeto de Roteirização no Estado. A iniciativa irá atender os municípios localizados no Lago de Furnas, Circuito dos Lagos e Circuito da Canastra, que ficam, respectivamente, nas regiões do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Objetivo: ampliar e diversificar o cardápio de produtos turísticos. A iniciativa, que integra o Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos, prevê a profissionalização da cadeia produtiva do turismo, além da formatação de roteiros turísticos integrados e competitivos com foco no mercado nacional.

Para a titular da Setur-MG, Érica Drumond, a prestação de serviços de excelência e a diversificação da oferta turística, por meio da inovação de produtos, são fatores essenciais para atrair maior número de turistas. “É fundamental a criação de produtos turísticos de qualidade, operacionalizáveis e de fácil comercialização, ampliando ainda mais a tendência vivencial proporcionada pelo turismo, incluindo a participação direta da sociedade e empreendedores locais, fomentando a rede de serviços”, afirma Érica.

A fase atual do projeto prevê reuniões com o empresariado local, identificação das potencialidades existentes e a sensibilização dos atores locais. Ao final desta etapa, novos produtos turísticos e roteiros serão apresentados por empresas e entidades locais com o objetivo de ampliar o cardápio a ser ofertado ao mercado. As fases seguintes que têm fase de conclusão prevista para o final do próximo ano abrangem: Elaboração de Produtos e Roteiros e Criação de uma Rede de Serviços; Indicação dos produtos testados; Elaboração e apresentação do portfólio dos produtos; Roteiros elaborados e acompanhamento.

Tópicos relacionados