Alex Souza   |   08/01/2010 14:45

Brasileiros são os que mais aumentam gastos em Portugal

Informações do Banco de Portugal divulgadas pelo Turismo de Portugal mostram que, em setembro e outubro de 2009, os gastos dos turistas brasileiros foram os que mais cresceram no país.

NOTÍCIA DO PRESSTUR, PARCEIRO DO PORTAL PANROTAS EM PORTUGAL

Informações do Banco de Portugal mostram que, em setembro e outubro de 2009, os gastos dos turistas brasileiros foram os que mais cresceram no país. Em setembro, o aumento foi de 41,4% em relação ao mesmo período de 2008, o equivalente a 24,5 milhões de euros. Em outubro o percentual foi 16,7% (25,9 milhões de euros).

“Portugal também está se beneficiando com os novos ventos que sopram com o real forte no mercado brasileiro”, diz a matéria do Presstur. Apesar do aumento das receitas geradas pelos turistas brasileiros, o balanço dos dez primeiros meses de 2009 é negativo, com queda de 13,7% (177,1 milhões de euros).

Dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal (Ine) mostram que, até julho, ocorreram quedas de até dois dígitos em relação à entrada de brasileiros na hotelaria portuguesa. Em setembro a diminuição chegou a 7%, e em outubro registrou-se a primeira elevação: 5,9%.

Entre janeiro e agosto, o tráfego de passageiros entre o Brasil e Lisboa teve queda média de 9,3%, com 696 mil embarques e desembarques. Houve diminuição também em setembro (8,3%) e outubro (0,2%). Já em novembro, mês em que o Brasil tornou-se a terceira principal origem/destino de voos internacionais em Lisboa, atrás apenas de Espanha e França, houve crescimento de 10,6%, com 97 mil passageiros chegando e partindo da capital portuguesa em voos do Brasil ou para o Brasil.

Tópicos relacionados