Alex Souza   |   19/01/2010 17:28

Começa construção de novo museu em Copacabana (RJ)

O governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Roberto deram hoje o pontapé inicial para a construção do novo Museu da Imagem e do Som (Mis), na Avenida Atlântica, em Copacabana

O governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Roberto deram hoje o pontapé inicial para a construção do novo Museu da Imagem e do Som (MIS), na avenida Atlântica, em Copacabana, em encontro que reuniu autoridades e artistas. De acordo com o cronograma das obras, a demolição que teve início hoje vai até março. As obras civis começam em dezembro, e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2012.

O prédio terá área total de sete mil metros quadrados, divididos em salas de exposição fixas e temporárias, auditório, sala para atividades didáticas, salas de pesquisas, loja, cafeteria e restaurante, entre outros espaços. O projeto de curadoria do museu divide o espaço em três eixos: Galeria de Exposições, uma espécie de vitrine do acervo; Fábrica da Memória, que vai transformar a produção de memória e a matéria-prima do museu em produto cultural; e o Centro de Documentação. O projeto todo está orçado em R$ 70 milhões.

“Um novo ciclo se inicia para Copacabana, para a cidade e para o Estado, com a entrada em cena de um equipamento urbano de nível internacional voltado para a cultura, a educação, o lazer e o turismo qualificado. Ao presentear o Rio de Janeiro com o MIS do século 21, o governo do Estado reforça sua determinação de investir firme na cultura”, afirma a secretária de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes.

Tópicos relacionados