Felipe Niemeyer   |   17/02/2010 16:01

Veja o perfil do estrangeiro que visita o Rio no carnaval

Os cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade (RJ), o site Consultoria em Turismo Bayard Boiteux e a Fundação Cesgranrio, com o apoio da Planet Work, realizaram uma pesquisa com mil turistas estrangeiros que vieram ao Rio de Janeiro para passar o carnaval.

Os cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade (RJ), o site Consultoria em Turismo Bayard Boiteux e a Fundação Cesgranrio, com o apoio da Planet Work, realizaram uma pesquisa com mil turistas estrangeiros que vieram ao Rio de Janeiro para passar o carnaval. O levantamento foi realizado de 14 a 17 de fevereiro nos bairros de Copacabana, de Ipanema, do Leblon, de São Conrado, da Barra, do Flamengo, da Glória, do Catete, Centro e de Santa Teresa.

Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados tinham ensino superior, a maioria (39%) tem idade entre 26 e 40 anos e 75% esteve no Rio pela primeira vez (outros 25% já estiveram no Rio pelo menos duas vezes). Do total, 67% chegou ao Rio por via aérea e 28% em navios de cruzeiros. Para 32% a viagem foi orgenizada por um agente de viagens e 68% viaja por conta própria. Setenta por cento dos visitantes ficaram hospedados em hotéis. A maioria deles eram norte-americanos (21%), seguidos pelos turistas da França (17%), da Alemanha (14%), da Itália (11%), de Portugal (10%), da Argentina (8%), do Japão (7%), Chile (5%), Canadá (4%), Uruguai (2%) e México (1%). O gasto médio para 44% foi de US$ 121 a US$ 180.

Os pontos negativos destacados foram a sujeira (29%), a segurança (23%), informação turística (18%), a sinalização turística (12%), os ingressos do Sambódromo (9%), o metrô (7%) e os táxis (2%). E os pontos positivos foram os eventos carnavalescos nas ruas (os blocos) para 32%, a população anfitriã (24%), a prestação de serviços (19%), a diversidade cultural (13%), a natureza exuberante (8%), e transporte urbano (4%).

Especificamente sobre a questão da segurança nas áreas turísticas, a maioria (37%) considerou ruim e apenas 10% consideraram excelente. Outros 14% consideraram a segurança muito boa, 28% boa e 11% muito ruim.

Dos estrangeiros entrevistados, 60% esteve nos desfiles do Sambódromo e 75% consideraram a qualidade dos desfiles excelente. Apenas 4% avaliaram os desfiles como ruins. O Pão de açúcar foi o atrativo mais visitado (35%), seguido pelas praias, o Corcovado, o Jardim Botânico e outros atrativos culturais. Dos entrevistados, 87% pretendem voltar ao Rio. Outras cidades visitadas durante a estada no País foram Paraty (27%), Búzios (18%), Petrópolis (13%), Salvador (10%), Niterói (8%), Recife (6%), Porto de Galinhas (4%), Foz do Iguaçu (9%) e Manaus (5%). A margem de erro é de 3%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS