Felipe Niemeyer   |   25/03/2010 15:20

EUA: 5% menos turistas e receita 15% menor em 2009

Segundo dados publicados pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, em 2009 o número de visitantes internacionais caiu 5%.

Segundo dados publicados pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, em 2009 o número de visitantes internacionais no país caiu 5%, para 54,9 milhões que gastaram menos 15%, ou US$ 121 bilhões. Canadá, México e outros seis de nove mercados estrangeiros regionais tiveram queda no fluxo de visitantes para os Estados Unidos. América do Sul, Ásia e Oceania foram as regiões que mais cresceram impulsionadas em parte pelos mercados emergentes do Brasil e China.

As chegadas de turistas internacionais excluindo os mercados emissores de proximidade México e Canadá caíram em 6%, para 23,8 milhões. Em 2009 sete dos 20 dos principais mercados emissores para os Estados Unidos registraram crescimento, com o Brasil e a Argentina tendo registrado aumentos de dois dígitos. Em 2009 os Estados Unidos receberem mais 16% de brasileiros, para 892.611 brasileiros e mais 12% de argentinos, para 356.428.

O Brasil posicionou-se em quinto lugar no top 20, excluindo o Canadá e o México, aproximando-se de França. Os restantes dos países do top 20 com crescimentos foram a Austrália (4,9%), China e Hong Kong e Colômbia (ambos em 1,3%), Suíça (4%) e Venezuela que manteve. No extremo oposto estão o Reino Unido, principal mercado emissor, excluindo os de proximidade Canadá e México, e o Japão, o segundo mercado emissor, registraram quedas homólogas de 14,6%, para cerca de 3,9 milhões e de 10,2%, para cerca de 2,9 milhões, respectivamente.

Os 20 mercados principais para os Estados Unidos geraram 89% ou 48,6 milhões do total dos visitantes, mas tiveram uma quebra em 5,4% face a 2008. Para o mês de Dezembro o número de visitantes publicado pelo Departamento do Comércio norte-americano chegou aos 4,1 milhões, registando um aumento em 5,4% relativamente ao homólogo, sendo o terceiro mês consecutivo de recuperação.

As informações são do Presstur, parceiro editorial da PANROTAS.

Veja os dados completos (em inglês) no site do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

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