Felipe Niemeyer   |   23/03/2010 13:04

Rio dá largada para construção do metrô até a Barra

O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deram o pontapé inicial para a tão esperada obra da Linha 4 do metrô.

O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deram o pontapé inicial para a tão esperada obra da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca/Zona Sul), que é inclusive, uma das promessas olímpicas. A primeira estação, a Barra – Jardim Oceânico, ficará localizada no canteiro central da Avenida Armando Lombardi, na altura do número 400, em frente ao shopping Barra Point e ao prédio da Unimed. Neste ponto, a estação será subterrânea com duas saídas, uma para cada lado da avenida, para facilitar o acesso dos usuários ao metrô.

No local será instalado um estande onde os moradores poderão obter informações e esclarecer dúvidas sobre a obra. Neste primeiro momento, não haverá alterações no trânsito. Para Sérgio Cabral, esta é uma obra essencial para o desenvolvimento da cidade. A nova linha – que segue até a Zona Sul, onde se conectará a Linha 1 - pretende atender a mais de 240 mil pessoas.

Neste primeiro momento, os trabalhos estarão concentrados na sondagem e prospecção do trecho entre o Jardim Oceânico e a Gávea, num total de 9,86 quilômetros. A obra está orçada em R$ 4 bilhões e todo o trecho tem previsão de estar pronto até 2016. A Concessionária Rio-Barra, que detém o contrato de construção da Linha 4, já tem licença junto à Prefeitura do Rio e ao Instituto Estadual do Ambiente para o início das obras.

Da estação inicial, a nova linha seguirá subterrânea até atravessar a pista da Av. Armando Lombardi, na altura da Igreja São Francisco de Paula, onde subirá em elevado até encontrar o Maciço da Tijuca. Para isso, será construída uma ponte metroviária, de 350 metros, sobre o Canal da Joatinga, a 15 metros do nível do canal. Essa nova estrutura passará entre as duas pontes existentes, que hoje fazem a ligação entre a Estrada da Barra a Av. Armando Lombardi.

A Secretaria Estadual de Transportes espera finalizar esta etapa de sondagem nos próximos três meses, para no máximo em 90 dias dar início às obras físicas e as escavações. Para esta primeira etapa, o Governo do Estado do Rio já tem garantido R$ 100 milhões de recursos próprios.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Colaboração para o Portal PANROTAS

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!