Antonio R. Rocha   |   11/05/2010 16:36

Investidor diz que projetos do NE são "muito iguais"

O que os investidores estrangeiros procuram no Brasil? Este foi o mote da segunda palestra desta terça-feira do Nordeste Invest, realizada no auditório no Centro de Convenções de Natal

O que os investidores estrangeiros procuram no Brasil? Este foi o mote da segunda palestra desta terça-feira do Nordeste Invest, realizada no auditório no Centro de Convenções de Natal. No debate, ficou nítida a impressão que os especialistas têm sobre o Nordeste brasileiro: região com amplo potencial, mas com serviço precário e reduzida oferta de bons produtos.

O naipe do painel foi bem representativo: o vice-presidente de Negócios e Desenvolvimento do Desires Hotels, Michael Register, o chief financial officer do Brilla Group, David Neil Hecht, o co-fundador e diretor da Townhouse Capital, Dominic Seely, e o presidente da Bridge Rock Capital, Christian Charre.

Michael Register ressaltou que é preciso investir, sobretudo, em treinamento. "Só assim - afirmou ele - o Brasil se consolidará como destino turístico internacional".

O entusiasmo e a própria alegria do brasileiro foram lembrados por Seely como um dos fatores que amenizam o problema da qualificação profissional. De qualquer forma, porém, os analistas concordaram que a carência nos serviços turísticos é facilmente detectada pelo visitante estrangeiro.

O mercado de luxo no Brasil foi apontado como uma grande oportunidade por Christian Charre. “Cerca de 90 milhões de pessoas se encaixam em uma categoria superior de receita. É um espaço que está aberto, pois vemos muitas marcas internacionais voltadas para este público”, mencionou ele. A falta de capital, porém, foi apontada por Charre como um grande impedimento para o desenvolvimento deste mercado no Brasil, principalmente nas capitais nordestinas.

A infraestrutura do Nordeste foi apontada como um grande gargalo para a região, bem como a capacidade de o mercado regional absorver uma maior oferta do mercado turístico-imobiliário. “Os investidores querem saber se as pessoas no Brasil têm dinheiro para viajar para bons equipamentos hoteleiros”, questionou Michael Register.

Domic Seely lembrou que o Nordeste precisa de produtos diferenciados. “É tudo muito igual. Vejo muitos projetos parecidos aqui: parques aquáticos, resorts para a família. Os brasileiros são criativos e podem elaborar novos projetos”, ponderou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS