Felipe Niemeyer   |   16/07/2010 12:52

Rio garante verba para demolir Elevado da Perimetral

O prefeito Eduardo Paes anunciou a licitação das obras de demolição do Elevado da Perimetral, no trecho entre o Mosteiro de São Bento e o Armazém 6 do Cais do Porto, e a construção de um mergulhão, no lugar do viaduto.

O prefeito Eduardo Paes anunciou a licitação das obras de demolição do Elevado da Perimetral, no trecho entre o Mosteiro de São Bento e o Armazém 6 do Cais do Porto, e a construção de um mergulhão, no lugar do viaduto. De acordo com Paes, a licitação deve ser publicada no Diário Oficial do Município na semana que vem. Hoje foi lançada a segunda etapa das obras do Porto Maravilha. Paes e o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, assinaram uma resolução do Conselho Gestor do FGTS para que os recursos da ordem de R$ 3, 5 bilhões do fundo possam ser aplicados nas obras de revitalização da Zona Portuária.

Só após a construção de um mergulhão, entre 2012 e 2013, terá início a demolição do Elevado da Perimetral, o projeto mais caro para a região. Segundo Felipe Goes, a empresa que vencer a licitação será responsável por uma série de intervenções estruturais no Porto, que devem começar no primeiro semestre de 2011 e serem concluídas antes dos Jogos Olímpicos, em agosto de 2016.

Entre as obras estão a construção de um nova via paralela à Avenida Rodrigues Alves para desafogar o tráfego e a implantação uma terceira faixa na via. No trecho entre o Mosteiro de São Bento e a Rodoviária Novo Rio, o trânsito seguirá por um mergulhão de 900 metros, e outros 40 km de ruas serão reurbanizados. A vencedora da PPP, que terá um contrato de 15 anos – renovável por mais 15 –, também será responsável pela implantação da infraestrutura para a implantação de duas linhas de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) que circularão pelo Centro.

Tópicos relacionados