Gabriel Guirão   |   13/08/2010 16:31

Brasileiros visitam Peru em ação de benchmarking

Entre 16 e 20 deste mês. empresários brasileiros que atuam no segmento de turismo de selva e de base comunitária farão visitas técnicas nas cidades de Lima e Puerto Maldonado, no Peru.

Entre 16 e 20 deste mês, empresários brasileiros que atuam no segmento de turismo de selva e de base comunitária farão visitas técnicas nas cidades de Lima e Puerto Maldonado, no Peru. Os profissionais participam do Programa “Benchmarking 2010, Excelência em Turismo - Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais”, executado pela Abav Nacional em parceria com o Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur. Esta é a terceira etapa do “Benchmarking 2010, Excelência em Turismo”. A primeira foi realizada em março na República Tcheca, e a segunda em junho, na Itália.

De acordo com o diretor da Abav, Antonio Azevedo, um dos focos de análise do benchmarking, em Puerto Maldonado, será o hotel de selva Inkaterra Reserva Amazônica e a “Rainforest Expeditions”, experiência de turismo de selva e de base comunitária. Em um de seus alojamentos, o “Posada Amazonas”, dentro da comunidade nativa de Infierno, foi firmado em 1996 um acordo inédito e histórico, que garante por 20 anos a transferência de 60% do lucro da empresa para a comunidade local como forma alternativa de desenvolvimento econômico sustentável.

Já em Lima, a programação prevê reuniões de trabalho entre representantes do Ministério do Turismo, da Prom Peru e de empresários do Inkaterra e Rainforest Expedition. Após o retorno ao Brasil, os participantes do programa têm a tarefa de promover encontros em seus Estados de origem para repassar a outros empresários do setor os conhecimentos obtidos no Peru.

Tópicos relacionados