Felipe Niemeyer   |   27/08/2010 13:12

RJ deve ganhar parque fragmentado de conservação

RJ deve ganhar 1º parque fragmentado de conservação

Primeiro parque fragmentado do Estado do Rio de Janeiro e a primeira unidade de conservação de proteção integral estadual na Região dos Lagos, o Parque Estadual da Costa do Sol será também o primeiro a ser administrado em regime de co-gestão. A proposta de criação do parque, em consulta pública em Cabo Frio, prevê a proteção de ecossistemas dos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio.

A adoção deste modelo inovador vai permitir a inclusão de 27 áreas de preservação permanente (APPs) e de áreas de proteção ambiental (APAs) dentro dos limites do parque, incluindo regiões de grande interesse turístico. Estima-se que 700 mil turistas, por ano, visitem os centros de visitação do parque para apreciar a vegetação de Mata Atlântica, restinga, dunas, banhados, manguezais, escarpas, costões rochosos, praias, ilhas e pequenas lagunas.

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, explicou que o objetivo do parque é proporcionar proteção mais eficaz aos ecossistemas locais, evitando os impactos do desenvolvimento econômico. O próximo passo após a consulta pública é a elaboração do memorial descritivo com a proposta final de limites do parque, que deverá ter cerca de 5,5 mil hectares. A criação definitiva do parque acontece por meio de decreto estadual. O regime de co-gestão poderá, então, ser formalizado em convênios com as prefeituras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS