Especial para o Portal PANROTAS Claudio Schapochnik   |   12/11/2010 09:55

Interação com botos no Amazonas terá normas

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e o Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acabam de criar o Grupo de Trabalho (GT) sobre Ordenamento do Turismo com Botos

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e o Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acabam de criar o Grupo de Trabalho (GT) sobre Ordenamento do Turismo com Botos. Objetivo: ordenar as atividades com o boto cor de rosa, também chamado de boto-vermelho (Inia geoffrensis), em Novo Airão.

O turismo interativo com boto atrai milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros à cidade e gera renda para a população. “No entanto, as atividades são realizadas sem quaisquer normas, monitoramento e medidas que garantam o bem-estar dos animais e a segurança dos turistas”, destaca o ICMBio por meio de um comunicado.

“A situação, para os animais, piorou ainda mais a partir de março de 2009, quando foi iniciada a construção de um porto na cidade, ao lado da ´casa´ flutuante dos botos. Desde então, houve aumento do tráfego de embarcações, da poluição sonora e da sujeira lançada na água, sobretudo óleo proveniente dos barcos que chegam e saem diariamente.”

A primeira ação do GT dos Botos foi a organização de um seminário com a participação de representantes do governo local (técnicos das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Turismo, entre outras), da iniciativa privada (proprietários de hotéis e restaurantes) e da sociedade civil (pescadores e operadores de turismo). O evento foi coordenado pelo analista ambiental Marcelo Derzi Vidal, do Cepam.

“Esperamos que a ação do GT dos Botos sejam exitosas, contribuindo para a melhoria das interações entre humanos e esses carismáticos seres aquáticos, os botos da Amazônia”, conclui Derzi.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16098 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS