Antonio R. Rocha   |   15/11/2010 12:21

Recife, Olinda e Jaboatão unem-se pelo turismo

As prefeituras de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes vão se promover em conjunto no setor de turismo. É possível que a decisão implique no incremento das verbas para promoção, já que há três municípios envolvidos.

RECIFE - As prefeituras de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes vão se promover em conjunto no setor de turismo. É possível que a decisão implique no incremento das verbas para promoção, já que há três municípios envolvidos.

Depois de algumas ações pontuais em estandes cooperados em feiras de turismo, os municípios que integram a Grande Recife voltaram a se unir neste fim de semana prolongado para investir no turismo cultural.

Além da Fliporto (Feira Literária de Pernambuco), que se realiza em Olinda e vai permanecer na cidade nos próximos anos (as seis edições anteriores foram em Porto de Galinhas, daí o nome original), a Região Metropolitana de Recife oferece da última sexta-feira e até o feriado de 15 de novembro outra opção cultural que vai entrar para o calendário de eventos da região, sempre no mesmo período da Fliporto.

Trata-se da encenação da Batalha dos Guararapes, no próprio local onde aconteceu a revolta: Parque Nacional do Monte dos Guararapes, no município de Jaboatão dos Guararapes. O espetáculo é gratuito e envolve 65 atores, numa produção de médio a grande porte.

O espetáculo narra diversos episódios da história pernambucana durante o domínio holandês (1630 a 1654) e faz uma reconstituição da batalha histórica. A peça é encenada ao ar livre, sob a direção de José Pimentel, que também assina a "Paixão de Cristo", em Nova Jerusalém, no agreste pernambucano.

O personagem principal da Batalha dos Guararapes, obviamente, é o príncipe Maurício de Nassau, porém duas outras figuras se destacam no enredo: os pintores Frans Post e Albert Eckoudt, que viveram em Pernambuco durante parte dos 24 anos da ocupação holandesa.

Tópicos relacionados