Rhaiane Sodré   |   21/01/2011 11:55

Presidente da FBHA sugere medidas para Friburgo (RJ)

Nova Friburgo, uma das cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro afetada pela chuva, conta com 135 hotéis e pousadas. Alguns deles ainda estão inacessíveis, e cinco foram destruídos na enxurrada. Restaurantes e hotéis estão trabalhando com cerca de 40% a menos de colaboradores.

Nova Friburgo, uma das cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro afetada pela chuva, conta com 135 hotéis e pousadas. Alguns deles ainda estão inacessíveis, e cinco foram destruídos na enxurrada. Restaurantes e hotéis estão trabalhando com cerca de 40% a menos de colaboradores. E as principais atrações turísticas do centro de Friburgo, a Praça do Suspiro e o teleférico, foram destruídas.

Apesar deste cenário, outros distritos locais estão com funcionamento considerado normal. Mury, Lumiar e São Pedro da Serra, que reúnem 56 hotéis e pousadas, não foram afetados diretamente pelas chuvas, embora tenham sofrido com a falta de energia e com mau estado das estradas. Foi registrada uma redução de reservas na última semana, mas não há cancelamentos para o período do carnaval.

Os hotéis do centro estão com 100% de ocupação devido à presença de autoridades, especialistas, imprensa e voluntários para trabalhar na reconstrução da cidade.

Diante da emergência em recuperar o destino, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, sugeriu que os governos municipal, estadual e federal prorroguem o prazo para o recolhimento de contribuições como Pis/Pasep e Cofins, ICMS e ISS para os hotéis, bares e restaurantes. Outra sugestão foi acelerar a liberação de crédito nas linhas de financiamento do Banco do Brasil e da Caixa para a reconstrução.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rhaiane Sodré

Rhaiane Sodré tem 1909 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS