Claudio Schapochnik   |   21/01/2011 09:50

Projeto Informante Anfitrião (MA) atende mais turistas

As secretarias municipais de Turismo (Setur) e da Criança e Assistência Social (Semcas) festejam os números do projeto Informante Anfitrião em 2010

As secretarias municipais de Turismo (Setur) e da Criança e Assistência Social (Semcas) de São Luís festejam os números do projeto Informante Anfitrião em 2010. Dados colhidos pelos órgãos mostram que o número de atendimentos a turistas brasileiros e estrangeiros quase triplicou em relação a 2009. A informação é da prefeitura da cidade.

Em 2009, agregando apenas jovens entre os executores do projeto, foram atendidos mais de sete mil turistas. Em 2010, com a inclusão de pessoas com deficiência e idosos e realização de algumas adequações operacionais, o número chegou a quase 19 mil, sendo que as atividades desta turma só terminam em março deste ano.

Em relação ao atendimento aos turistas estrangeiros, em 2009 foram 442, passando para 1.472 recepções em 2010 – majoritariamente visitantes da França, da Espanha, da Itália e de Portugal.

Ao todo, são 27 executores do projeto Informante Anfitrião, entre jovens, pessoas com deficiência e idosos, que prestam serviços de informações turísticas em 14 pontos de visitações da capital.

Os informantes participam de treinamentos semanais, às segundas-feiras, sendo capacitados em relações interpessoais, noções de turismo, qualidade no atendimento, atrativos naturais, educação ambiental, atrativos culturais e históricos e estilos arquitetônicos. Além disso, participam de palestras, oficinas de leitura, confecção de maquetes, movimentos corporais, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, exibição de filmes educativos e visitas técnicas a pontos turísticos de São Luís.

Tópicos relacionados