Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   04/03/2011 08:02

US Travel pede a Obama fim de visto a brasileiros

Depois de preparar um documento mostrando a importância da ação para a economia norte-americana, a US Travel Association segue em seu lobby para tentar incluir o Brasil no Programa Visa Waiver.

Depois de preparar um documento mostrando a importância da ação para a economia norte-americana, a US Travel Association segue em seu lobby para tentar incluir o Brasil no Programa Visa Waiver. Para tal, o presidente da entidade, Roger Dow, enviou ontem correspondência ao presidente Barack Obama (foto) onde fala, especificamente, da importância da entrada do País no programa de isenção de vistos norte-americanos.

Para o brasileiro Luiz de Moura Jr., vice-presidente da entidade, que já havia adiantado a intenção da US Travel Association, “nada mais oportuno e apropriado do que neste momento em que o presidente Barak Obama vem ao Brasil para tratar de acordos bilaterais”. O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, no entanto, esclareceu, por meio de sua assessoria de imprensa, que “neste momento não há informação alguma sobre a possibilidade de o presidente Obama fazer anúncio de que o Brasil entrará no programa durante sua visita ao País este mês”.

Mas Moura informa que a entidade segue solicitando ao presidente que inicie diálogos com este propósito em sua viagem ao Brasil e Chile. Na correspondência em que se dirige diretamente à Obama, Dow diz: “em nome da indústria de viagens e turismo dos Estados Unidos, é com satisfação que transmitimos nosso entusiasmo sobre sua visita à América do Sul. (…) Nós solicitamos que V. Exa. abrace uma oportunidade única de discutir com Brasil e Chile suas perspectivas para inclusão em nosso Programa Visa Waiver (WVP).”

Fato é que a indústria de viagens brasileira deveria se articular e aproveitar para fazer lobby semelhante junto à presidente Dilma Rousseff para que houvesse empenho de ambos os lados para tratar do tema, uma vez que, sem reciprocidade, não será possível resolver a questão que tanto interessa também ao turismo brasileiro. Seja do ponto de vista emissivo como também do receptivo, uma vez que se argumenta a perda de receita em função dos muitos turistas norte-americanos - e eventos - que deixam de vir ou acontecer no Brasil pela dificuldade na obtenção de vistos.

Segundo informou Roger Dow na carta ao presidente Obama, a entrada do Brasil e do Chile no VWP fortaleceria a economia norte-americana permitindo aos Estados Unidos receber, rapidamente, o dobro de visitantes originários desses países, gerando US% 10,3 bilhões em receitas de exportação e dando suporte a 95,1 mil empregos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS