Savia Reis   |   20/04/2011 15:50

Demolição do estádio do Mineirão (MG) entra na reta final

As obras no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), seguem em ritmo acelerado, cumprindo rigorosamente o calendário. As máquinas avançam do lado de fora do estádio e cerca de 50% da área externa

DA AGÊNCIA MINAS

As obras no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), seguem em ritmo acelerado, cumprindo rigorosamente o calendário. As máquinas avançam do lado de fora do estádio e cerca de 50% da área externa já foi demolida para a construção da esplanada multiuso, que vai circundar todo o estádio. Também estarão localizados nesse novo espaço, por exemplo, o novo estacionamento coberto.

Dentro do estádio, a antiga geral, a arquibancada inferior, lojas, escritórios e bares já foram derrubados. Cerca de 95% da demolição interna está concluída e, em torno de 25% das escavações para sustentação da nova arquibancada já foram realizadas. As escavações podem variar de quatro a 12 metros de profundidade, uma vez que o Mineirão está situado em um terreno inclinado. Os tubulões, como são chamadas as perfurações, são preenchidos com aço e concreto, formando pilares rígidos que sustentarão a nova estrutura.

As fundações também começarão a ser feitas na área externa. Essas estruturas sustentarão a futura esplanada. Ao mesmo tempo em que serão feitas essas escavações do lado de fora, serão realizados os trabalhos de terraplenagem. O Mineirão foi construído em área íngreme, mas o nivelamento do terreno permitirá melhor aproveitamento do espaço abaixo da esplanada.

“Os trabalhos de demolição e fundação demandam um bom tempo para execução. Quando entrarmos na modernização propriamente dita todos vão se surpreender com a rapidez da evolução”, explica o diretor-presidente da Minas Arena, Ricardo Barra.

Atualmente 300 operários trabalham no Mineirão, todos devidamente capacitados. Um canteiro de obras também foi construído. No local, funcionam o escritório, refeitório, centro de convivência dos operários, vestiários, banheiros, almoxarifados e depósitos. Na medida em que as contratações crescerem, as instalações do canteiro serão ampliadas. O pico da obra será no início de 2012, com dois mil funcionários.

“O Mineirão será o primeiro estádio pronto para a Copa. Faremos a reinauguração no dia 31 de dezembro de 2012 e isso vai nos credenciar a ter papel importante na Copa das Confederações, em 2013”, ressalta o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS