Claudio Schapochnik   |   08/04/2011 18:46

Leia artigo de Paulo Senise sobre o filme Rio

O superintendente do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, escreveu o artigo "Rio nas telas do mundo", com o gancho da estreia hoje do longa metragem de animação Rio

O superintendente do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, escreveu o artigo "Rio nas telas do mundo", com o gancho da estreia hoje do longa metragem de animação Rio. O texto aborda ainda os filmes sobre o Rio e megaproduções filmadas na cidade e o retorno que trazem para a economia e turismo do município. Leia abaixo a íntegra do artigo.

Rio nas telas do mundo

por Paulo Senise*

Não me lembro de nenhuma produção com tamanha força de divulgação positiva da imagem da cidade, como vi no longa metragem Rio, que foi lançado este mês no Brasil. A produção internacional de bom gosto, refinada, para todas as idades e quase todas as culturas, apresenta uma visão nova do Rio de Janeiro, diferente dos últimos filmes sobre o tema. E ainda chega às telonas em um momento em que a cidade já é festejada por uma série de acontecimentos econômicos e sociais como a visita e os elogios do presidente americano Barack Obama.

O impacto de eventos, como o lançamento de grandes filmes em solo carioca, coloca a cidade no mapa no cinema e turismo internacional. Graças a eles mais pessoas têm se interessado a filmar e visitar a Cidade Maravilhosa. Em 2010, serviu de cenário para filmagens de duas megaproduções americanas, Velozes e Furiosos e A Saga Crepúsculo: Amanhecer. Essas superproduções trouxeram US$ 5 milhões para o Rio e serão vistas por milhões de espectadores em todo o mundo, que conhecerão um pouco da cultura, das paisagens e do povo carioca. Estimativas dão conta que só a locação de um filme estrangeiro pode gerar U$ 500 mil dólares de receita para a hotelaria.

Mas, o Rio vai além. Faz uma homenagem à Cidade Maravilhosa, com uma imagem do Brasil feita para estrangeiro ver, admirar e ficar com vontade de vir nos visitar. Existe divulgação melhor para o nosso turismo? O lançamento mundial da animação é a maior promoção de um filme já feita na cidade. Reuniu, em uma seção exclusiva na lagoa Rodrigo de Freitas, atores internacionais e a imprensa de vários estados brasileiros, nações da América hispânica, e de alguns países europeus.

Não me surpreende ver que a atração, além de encher a bola dos cariocas e capturar a vibração do Rio, tenha atraído mais de 80 marcas mundiais que aliaram suas campanhas acrescentando apoio de marketing estimado em US$ 100 milhões. Muitas entenderam o poder que a imagem musical e colorida tem de educar públicos e audiências sobre o significado da marca “Rio de Janeiro”.

Acredito que o filme tem a força de desmistificação de percepções quanto à imagem do destino, além de ajuda na formar opinião em novas gerações. O Rio de Janeiro estará nos cinemas pelo mundo em 2011, e é hora de nos prepararmos que poder atender a essa repercussão.

*Paulo Senise é superintendente do Rio Convention & Visitors Bureau

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