Rhaiane Sodré   |   15/08/2011 12:50

Informalidade afeta lucro do turismo náutico de Angra (RJ)

Estudo realizado pelo Sebrae-RJ aponta que os lucros obtidos com o turismo náutico na região da Costa Verde vêm sendo afetados pela informalidade de comerciantes e proprietários de embarcações. Segundo os governos municipais, os prejuízos causados pelo trabalho informal são calculados de acordo com

Estudo realizado pelo Sebrae-RJ aponta que os lucros obtidos com o turismo náutico na região da Costa Verde vêm sendo afetados pela informalidade de comerciantes e proprietários de embarcações. Segundo os governos municipais, os prejuízos causados pelo trabalho informal são calculados de acordo com os números de embarcações e os valores gerados na economia pelos visitantes.

Em Angra dos Reis, por exemplo, o gasto médio diário de um turista é de R$ 249,87. Considerando que a cidade tem aproximadamente 7,5 mil unidades habitacionais, e que o turista que se hospeda em hotéis, pousadas, albergues e campings corresponde a 62,61%, sendo que 37,39% se hospedam em casas de temporada, casa própria ou de parentes e amigos, pode-se estimar como total de ocupação a previsão de quase 12 mil turistas por dia.

Esse resultado daria uma entrada de recursos na economia local na ordem de R$ 2.992.942,86 diariamente, que com a informalidade não está sendo conquistado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rhaiane Sodré

Rhaiane Sodré tem 1909 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS