Dayse Regina Ferreira   |   16/12/2011 16:15

Veja fotos dos mercados de Natal da Europa

Dezembro é um período de festas. Na Europa, dona da tradição dos mercados natalinos, essas festas começam antes. Especialmente na Alemanha, país dos mercados natalinos.

Dezembro é um período de festas. Na Europa, dona da tradição dos mercados natalinos, essas festas começam antes. Especialmente na Alemanha, país dos mercados natalinos. O mais famoso é o de Nuremberg, mas praticamente todas as cidades se orgulham das feiras onde o povo marca encontro, para curtir um pouco mais de calor no inverno europeu. O Natal começa quatro semanas antes de 25 de dezembro, com as velas acesas, uma a cada domingo, na guirlanda que enfeita a mesa do jantar. O calendário, com janelinhas que abrem diariamente, entregando uma lembrancinha às crianças, é outra tradição. Amigos fazem visitas, parentes se encontram, tudo bom motivo para um glühwein, espécie de quentão de vinho tinto.

As árvores natalinas são, na maioria, naturais. O que garante aquele perfume de pinheiro recém cortado, que vai se misturado aos aromas dos lebkuchen (pão de mel), dos marzipãs (massas doces de amêndoas) e da torta de Natal (baumkuchen). O mercado alemão mais antigos é o de Dresden, que dizem existir desde 1434, com o Striezelmarkt, hoje Dresdner Christollen.O mais famoso é o de Nuremberg, uma tradição medieval, o mais visitado, o de Berlim, e o mais aconchegante é o de Bremen. Não esquecer, é claro, do mercado de Colônia. Em Rüdesheim a cidade inteira é tomada pelo mercado natalino, uma grande festa colorida na beira do Reno.

Clique no ícone "Álbum de Fotos" para ver as imagens dos mercados europeus

Tópicos relacionados