Da Redação   |   18/01/2012 17:19

Auroras boreais estão mais brilhantes em 2012

O famoso espectáculo de luzes de inúmeras cores brilhantes a espalharem-se pelos céus das regiões polares, conhecido por aurora boreal, que atrai milhares de turistas a países como a Finlândia ou a Noruega, vai atingir em 2012 o pico

NOTÍCIA DO PRESSTUR, PARCEIRO EDITORIAL DO PANROTAS EM PORTUGAL

O famoso espectáculo de luzes de inúmeras cores brilhantes a espalharem-se pelos céus das regiões polares, conhecido por aurora boreal, que atrai milhares de turistas a países como a Finlândia ou a Noruega, vai atingir em 2012 o pico máximo de atividade dos últimos 50 anos, prevê a Nasa.

As Luzes do Norte, como também é conhecido o fenômeno, estão a ficar mais intensas desde 2007 e a previsão é para que em 2012, devido a um aumento da atividade solar, iluminem os céus com mais brilho que em qualquer outra altura dos últimos 50 anos, segundo informações da Nasa publicadas por operadores turísticos e imprensa internacional.

Entre os destinos mais conhecidos para a assistir a este espectáculo estão a Finlândia, a Noruega, o Alasca, a Nova Zelândia e a Austrália, em áreas localizadas em um raio de aproximadamente 2.500 quilômetros a partir dos pólos magnéticos.

A aurora boreal forma-se com o impacto do vento solar, carregado de poeira espacial, com a alta atmosfera terrestre, potenciado pelos campos magnéticos da Terra.

A lenda do grupo étnico sami, nativo da Lapônia, defende outra teoria. De acordo com as informações do portal oficial do Turismo da Finlândia, o mito diz que as raposas atravessam o céu durante a noite, iluminando-o com faíscas que saem das caudas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS