Da Redação   |   23/01/2012 12:00

Projetos com vizinhos devem fortalecer turismo no PR

Representantes de municípios das regiões Oeste e Sudoeste e de instituições envolvidas em projetos de desenvolvimento do turismo se reuniram na semana passada com o secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh,

DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ

Representantes de municípios das regiões Oeste e Sudoeste e de instituições envolvidas em projetos de desenvolvimento do turismo se reuniram na semana passada com o secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh, para discutir ações conjuntas para estruturar roteiros turísticos na região de fronteira. A proposta é integrar projetos de cidades paranaenses com os de municípios do Mato Grosso do Sul, de Santa Catarina, da Argentina e do Paraguai.

Entre as ideias debatidas estão atrativos que podem ser instalados na faixa que vai de Barracão a Guaíra. Um deles é o Roteiro Cataratas, que começa em Foz do Iguaçu, sobe o rio Paraná e já tem projetos de parques e outros circuitos desenhados. O Parque da Integração, por exemplo, é uma das ideias que uniria municípios do Paraná com Ciudad del Este, Hernandárias e Presidente Franco, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina.

Outra possibilidade de desenvolvimento turístico é o projeto Caminhos da Fronteira, de Barracão a Capanema. Nesta região, já há uma proposta avançada para a instalação do Parque Turístico Ambiental em Barracão, que envolve também as cidades de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina e Bernardo Irigoyen, na Argentina. Capanema também avança na construção de projeto com o país vizinho.

Um segundo projeto turístico ambiental está na pauta de Guaíra, Salto del Guairá, no Paraguai, e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Nesta proposta, um dos principais atrativos é o Parque Nacional de Ilha Grande, no rio Paraná. “Com a criação do Núcleo Regional, o turismo assume uma posição estratégica na integração e hospitalidade na linha de fronteira do Paraná”, explica o secretário Faisal Saleh.

GOVERNANÇA
Saleh destacou nas reuniões com lideranças que integram o Núcleo Regional de Fronteira das regiões Oeste e Sudoeste a importância da definição de parâmetros e profissionalização das chamadas instâncias de governança, e a necessidade de avançar no associativismo na área do turismo. “Temos que cumprir exigências de planejamento, estruturação, promoção e divulgação das potencialidades de ambas as regiões, garantindo o aumento do fluxo e tempo de estada”, disse.

De acordo com o secretário, a proposta de unir esforços para desenvolvimento do turismo na faixa de fronteira já foi apresentada ao ministro brasileiro do Turismo, Gastão Vieira, e à ministra Liz Cramer, do Paraguai. “Ambos estão motivados a atuar pelos projetos do Paraná, em contribuição com a integração entre os dois países”, afirmou Faisal Saleh.

COPA 2014
O secretário reforçou ainda a necessidade de preparação do Estado para a Copa de 2014. Segundo ele, em função da participação de equipes sul-americanas no Mundial, deverá haver grande movimentação de torcedores de países vizinhos na fronteira. “Teremos gente de todo o mundo visitando as Cataratas do Iguaçu, que por si se constitui em motivo real para acelerar os trabalhos de estruturação dos roteiros do Oeste e do Sudoeste”, disse o secretário.

Saleh se reuniu com dirigentes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), do Sebrae, coordenadores da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), técnicos da Emater e de instituições do trade turístico regional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11179 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS