Da Redação   |   06/01/2012 15:49

Setur-PR investe para atrair mais turistas ao Estado

A secretaria de Turismo implantou, no ano passado, programas e projetos para desenvolver o setor e vai continuar o trabalho de incentivo e de atração de visitantes para

DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ

A Secretaria de Turismo implantou, no ano passado, programas e projetos para desenvolver o setor e vai continuar o trabalho de incentivo e de atração de visitantes para o Paraná. Uma das metas é, em dois anos, aumentar o fluxo de turistas no Parque Estadual de Vila Velha de 60 mil para 200 mil visitantes. “Vamos implantar novos produtos e serviços para incentivar o fluxo de turistas no parque e em seu entorno”, disse o secretário do Turismo, Faisal Saleh.

O turismo religioso e o rural, atividades destaques no Estado, também devem ganhar atenção da secretaria. “Fechamos acordo de cooperação com a Itália para a formação de um grupo que vai estudar as nossas afinidades. No turismo rural um grupo de trabalho está levantando as atividades do setor em parceria com a secretária de Agricultura.”

OESTE
A secretaria criou o Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira, que vai unir ações dos 137 municípios na divisa com o Paraguai e a Argentina. O programa visa incrementar o fluxo de turistas entre os países, melhorar os roteiros turísticos integrados e preparar os estados fronteiriços para os eventos esportivos de 2014 e 2016.

Faisal comentou também a classificação das Cataratas do Iguaçu entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza, em concurso realizado pela Fundação New Seven Wonders. A lista final será divulgada neste ano. “O reconhecimento mundial facilita o trabalho de promoção, divulgação e estimula o sonho de viagens dos turistas”, comentou Faisal.

BALANÇO
O projeto Roteiro das Três Maravilhas do Mundo surgiu no primeiro semestre e busca atrair estrangeiros para Paraná, Mato Grosso e Rio de Janeiro. “O turismo precisa avançar e é isso que os Estados estão fazendo com a discussão de um novo roteiro. A potencialidade destes destinos é muito grande”, avaliou o secretário.

Uma pesquisa de Demanda Turística Internacional da Embratur, realizada em 2010, apontou a natureza, o ecoturismo e a aventura como os principais motivos de viagem para 26,9% dos 30 mil entrevistados. “O turismo é visto pelo Governo do Estado como um setor estratégico para o desenvolvimento da sociedade e da economia paranaense”, afirmou Faisal.

O secretário disse que o setor do Turismo estava esquecido e era visto como atividade apenas para ricos ou milionários. “O lazer e o entretenimento da sociedade paranaense são essenciais, pois justificam a nossa luta pelo trabalho. Em janeiro de 2011, começamos a dar outro rumo ao Turismo com logística e integração entre todas as secretarias.”

CRUZEIROS
Faisal citou ainda a estada, no Porto de Paranaguá, dos navios de cruzeiros de bandeira estrangeira, com um grupo de 3 mil passageiros alemães, austríacos e suíços. Os navios aportaram na primeira de quatro paradas no litoral paranaense durante esta temporada. Os próximos desembarques devem acontecer neste e no próximo mês.

Os primeiros turistas visitaram as cidades históricas de Antonina e Morretes, as ilhas da baía de Paranaguá e Curitiba. Na Praça de Eventos 29 de Julho, no centro histórico de Paranaguá, a prefeitura montou uma estrutura com tendas para apresentações culturais, venda de artesanato e de produtos da gastronomia local. “A ideia é de que as paradas sejam frequentes. Com uma estrutura bem montada, seremos capazes de levar os turistas para qualquer cidade do Estado”, disse Faisal.

Tópicos relacionados