Claudio Schapochnik   |   16/04/2012 15:56

Tiradentes (MG) inaugura Museu da Liturgia

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia, inaugurou neste sábado (dia 14), em Tiradentes, o Museu da Liturgia. Está instalado em um casarão do século 18 onde funcionava a antiga Casa Paroquial da Igreja de Santo Antônio

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, inaugurou neste sábado (dia 14), em Tiradentes, o Museu da Liturgia. Está instalado em um casarão do século 18 onde funcionava a antiga Casa Paroquial da Igreja de Santo Antônio.

O museu abriga e preserva um rico patrimônio religioso, composto por mais de 420 peças restauradas entre esculturas, pinturas, imagens, pratarias, objetos de madeira, mobiliário e roupas, até então dispersas por capelas de Tiradentes e que já se encontravam em avançado estado de deterioração.

Com recursos de R$ 8,5 milhões, investidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido, o Museu da Liturgia mostra o valor cultural, artístico e religioso dessas peças sacras históricas. O BNDES é o mantenedor do Museu pelos próximos dois anos.

“Minas Gerais tem o maior patrimônio histórico do Brasil e esse patrimônio tem que ser não só preservado, mas também positivamente apresentado como uma potencialidade e fonte de riqueza. A inauguração do Museu da Liturgia, aqui em Tiradentes, é uma demonstração disso”, ressaltou o governador.

O Museu da Liturgia fica na rua Padre Toledo, 2, no centro de Tiradentes. A instituição fica aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 5. Crianças, idosos e moradores do município estão isentos da taxa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS