Maria Izabel Reigada   |   25/05/2012 10:34

México quer 50 milhões de estrangeiros até 2018

O presidente da Comissão de Promoção Turística do México (CPTM), Rodolfo Negrete, foi um dos painelistas do WTTC Américas, evento que o World Travel & Tourism Council realizou no México na semana passada. Não poderia ser diferente.

O presidente da Comissão de Promoção Turística do México (CPTM), Rodolfo Negrete, foi um dos painelistas do WTTC Américas, evento que o World Travel & Tourism Council realizou no México na semana passada. Não poderia ser diferente. O destino atraiu mais de 22 milhões de turistas estrangeiros no ano passado e a meta é alcançar 50 milhões de visitantes internacionais até 2018. Abaixo, entrevista realizada pelo Portal PANROTAS ao presidente do CPTM, durante o WTTC Américas.


Portal PANROTAS
– Quais são os destinos prioritários na promoção internacional do México?

RODOLFO NEGRETE – As recentes iniciativas e ações promocionais do México concentraram-se principalmente nas regiões da América do Norte, Europa e América do Sul. Enquanto os norte-americanos e canadenses representam o maior número de visitantes internacionais para o México, também estamos investindo grande quantidade de recursos na diversificação de nossos mercados-alvo. Por exemplo: ficamos emocionados ao ver, no ano passado, o crescimento de 55% no número de visitantes da Rússia e de 33% no total de turistas originários da China. Em relação à América do Sul, Argentina, Brasil, Chile e Colômbia são mercados com alta prioridade em nossa estratégia, todos registrando importante crescimento em 2011.

PP – O Brasil registrou crescimento de 66% no número de turistas enviados ao México em 2011. Quais seriam as razões principais para isso? Quanto desses turistas visitaram o país a negócios ou lazer?

NEGRETE – O México recebeu um número recorde de turistas internacionais em 2011, incluindo mais de 196 mil visitantes do Brasil, tornando-se o segundo mercado mais importante da América Latina para o México. Os visitantes de todo o mundo vêm ao México experimentar suas maravilhosa praias e o amplo acervo cultural, assim como a gastronomia mexicana, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, entre muitos outros atrativos de alto nível que o México tem a oferecer. Hoje em dia, dos visitantes brasileiros que vêm ao México, cerca de 53% tem o lazer como motivação.

PP – Na conferência do WTTC Américas, o presidente do México, Felipe Calderón, reconheceu que o país tem problemas de segurança. Que impactos isso pode ter na chegada de turistas estrangeiros ou mesmo no turismo doméstico?

NEGRETE
– Estamos conscientes dos desafios em relação ao tema de segurança e, particularmente, a percepção mundial sobre esses problemas têm grande impacto no turismo que o México recebe. Infelizmente, o que muita gente não compreende é que esses incidentes ocorrem em lugares muito distantes dos principais destinos turísticos. O México tem um grande território e esses problemas estão restritos a muito pouco dos 2.438 municípios que formam o México. Em 2011, o México atraiu 22,6 milhões de visitas de todo o mundo, sendo que 98% dos visitantes expressaram o desejo de voltar a visitar o país.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS