Especial para o Portal PANROTAS Dayse Regina Ferreira   |   03/07/2012 19:11

Basílica de Bethleem é patrimônio da humanidade

Israel foi contra. Os Estados Unidos também. Mas a Unesco aprovou a reivindicação da Palestina e classificou, na última sexta feira, em São Petersburgo (Rússia), a Basílica de Behtléem como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Israel foi contra. Os Estados Unidos também. Mas a Unesco aprovou a reivindicação da Palestina e classificou, na última sexta feira, em São Petersburgo (Rússia), a Basílica de Behtléem, em Belém (Israel), como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Uma questão de justiça e uma vitória diplomática para a causa palestina, a primeira, depois de sua inclusão no ano passado na Unesco. Prova de que a comunidade internacional tem intenção de proteger o patrimônio palestino.

A igreja, construída por Constantino no século 4, no mesmo lugar de nascimento de Jesus Cristo, é uma das mais antigas e mais belas do planeta. Igrejas cristãs são encarregadas de guardar o local: a dos gregos ortodoxos, dos latinos (católicos) e armênios. Foi restaurada no século 6 por Justiniano e ficou intacta até hoje na sua estrutura, tendo sido atacada por tiros de armas automáticas dos israelenses ao longo do sítio de 2002, quando palestinos procuraram refúgio em seu interior.

O muro de separação construído por Israel na entrada de Bethléem reduz o acesso dos palestinos e causa demora no transito de carros dos turistas estrangeiros. O que não conseguiu impedir, até agora, que dois milhões de pessoas visitem a Basílica da Natividade todos os anos.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Dayse Regina Ferreira

Dayse Regina Ferreira tem 593 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS