Claudio Schapochnik   |   09/11/2012 13:39

MG tem plano de recuperação de trens de passageiros

Nos próximos anos, os turistas poderão ir de trem de Belo Horizonte para Inhotim, o misto de museu de arte contemporânea e jardim botânico reconhecido internacionalmente, em Brumadinho

Nos próximos anos, os turistas poderão ir de trem de Belo Horizonte para Inhotim, o misto de museu de arte contemporânea e jardim botânico reconhecido internacionalmente, em Brumadinho, e para Ouro Preto, na região das Cidades Históricas.

O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem), desenvolve o projeto Trem – Transporte sobre Trilhos Metropolitano, que prevê a implantação de malha ferroviária de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa pretende reativar parte dos quase 500 quilômetros de trilhos existentes na RMBH e o entorno imediato.

A utilização da malha ferroviária, que abrange 21 dos 34 municípios da RMBH e se estende a cidades-pólo regionais como Divinópolis, Sete Lagoas e Conselheiro Lafaiete, deverá ser executada por um ou mais parceiros, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o governo mineiro.

Os parceiros eleitos poderão operar linhas metropolitanas e/ou regionais em três grandes ramais ferroviários, divididos em três lotes: o Lote 1 inclui os trilhos entre Sete Lagoas e Divinópolis, passando por Belo Horizonte; o Lote 2 vai de Belo Horizonte a Brumadinho; e o Lote 3, sai da capital e vai até Conselheiro Lafaiete, com uma variante que se estende a Ouro Preto.

Mais informações no hotsite www.metropolitana.mg.gov.br/trem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS