Danilo Teixeira Alves   |   17/01/2013 11:10

Igreja do século 17 é restaurada e reaberta em Recife

As obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Recife, foram entregues pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela prefeitura da capital pernambucana e pela Arquidiocese de Olinda e Recife.

As obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Recife, foram entregues pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela prefeitura da capital pernambucana e pela Arquidiocese de Olinda e Recife. A solenidade de entrega das obras de restauração, realizada na semana passada, contou com a missa de rededicação da igreja.

As obras tiveram um custo em torno de R$ 470 mil. O processo de restauração e reabilitação do monumento teve início em 2009, com três ações preparatórias, de cunho educativo: uma oficina de educação patrimonial por meio da fotografia, um tapume informativo e uma exposição sobre os ofícios tradicionais da construção.

A primeira etapa consistiu em uma obra escola, realizada por meio de convênio de cooperação entre o Iphan, a Prefeitura e o Centro de Trabalho e Cultura, que promoveu o envolvimento e a participação da comunidade local no processo de preservação do bem tombado e objetivou formar mão de obra local para atuar na restauração de edificações. As etapas seguintes compreenderam a restauração completa da edificação, de seus bens integrados e a sua adaptação para novos usos.

A HISTÓRIA
Monumento Nacional, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar foi construída no antigo Istmo do Recife, entre os anos de 1680 e 1683, com os materiais do Forte de São Jorge. A igreja foi recuperada em 1899 pelos moradores da localidade, então denominada Fora-de-Portas.

No século 20, a edificação e o entorno sofreram impactos da remodelação urbana Porto do Recife e, posteriormente, acompanhou o processo de degradação, ficando sem uso e manutenção.

O abandono do monumento provocou o desmoronamento da cobertura e propiciou saques e depredações, que se intensificaram entre os anos de 2001 a 2008.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS