Dayse Regina Ferreira   |   24/06/2013 15:26

Barcelona deve receber 2,6 mi cruzeiristas na temporada

Barcelona viveu dias de grande movimentação. Em apenas um final de semana, as ruas estiveram lotadas de turistas: quase 64 mil cruzeiristas que começaram a chegar para a temporada que está começando agora

Barcelona viveu dias de grande movimentação. Em apenas um final de semana, as ruas estiveram lotadas de turistas: quase 64 mil cruzeiristas que começaram a chegar para a temporada que está começando agora. Somaram-se a eles os 140 mil participantes dos X-Games; 720 mil visitantes no Salón Internacional del Automóvil, feira que reuniu 22 marcas com mais de 30 novidades, e vendeu perto de 600 carros, alguns ao preço de 380 mil euros (Ferrari F12); as mais de 130 mil pessoas que visitaram os museus da cidade, abertos até a madrugada na Noite dos Museus, nos 62 endereços da capital catalana; e os 100 mil fãs que foram ao Camp Nou, festejar o campeão da Liga.

Segundo as previsões, Barcelona receberá na temporada 2,6 milhões de cruzeiristas, o dobro do que há dez anos (o Brasil, otimista, espera 668 mil cruzeiristas nos 242 roteiros programados para 2013-2014). O recorde de um final de semana em Barcelona: 63,6 mil turistas nos navios. Um recorde que poderá ser reproduzido também nos dias 11 de agosto e 6 de outubro.

Há sete anos Barcelona era o décimo porto de cruzeiros marítimos do mundo. Hoje está em quarto lugar, só superada pelos norte americanos da Flórida: Miami, Port Everglades e Puerto Cañaveral. Mas no Mediterrâneo, a capital da Catalunha domina o setor, recebendo os mega navios em seus sete terminais internacionais de passageiros. Os grandes navios farão 850 escalas durante o ano no seu porto.

BOM PARA TODOS
Os números espetaculares para um único final de semana representam trabalho para muitos: restaurantes, bares, transportes, comércio, todos estão aproveitando os bons ventos do turismo. Os X-Games abrem novos setores urbanos, uma aposta para o futuro. Os chamados jogos olímpicos de esportes extremos, uma especialidade originada nos Estados Unidos, ganhou força em Barcelona, escolhida entre outras cidades europEias para trampolim do esporte no continente, visando 2014 e 2015. Ocupando 32 mil metros quadrados de área em Montjuic, reuniu adeptos do skate, rally, enduro, bicicross. A festa pop El Primavera congregou 170 mil pessoas no parque Fórum. O festival Primavera Sound já é referência planetária da música popular

Em 1990, o número de cruzeiristas foi de 115 mil. A cifra neste 2013 será vinte vezes maior, injetando na cidade cerca de 300 milhões de euros. Desde o início do século 21, Barcelona já destinou mais de cem milhões de euros em infra estrutura portuária, dos quais 90% foram de setor privado. Um dos motivos para tanto interesse dos visitantes é a oferta cultural, que não tem rival entre as cidades mediterrâneas. E o Porto de Barcelona continua crescendo, mantendo níveis de qualidade nos serviços e oferecendo instalações capazes de responder à demanda .Uma lição que está demorando a ser apreendida no nosso país continente.