Especial para o Portal PANROTAS Dayse Regina Ferreira   |   24/06/2013 15:26

Barcelona deve receber 2,6 mi cruzeiristas na temporada

Barcelona viveu dias de grande movimentação. Em apenas um final de semana, as ruas estiveram lotadas de turistas: quase 64 mil cruzeiristas que começaram a chegar para a temporada que está começando agora

Barcelona viveu dias de grande movimentação. Em apenas um final de semana, as ruas estiveram lotadas de turistas: quase 64 mil cruzeiristas que começaram a chegar para a temporada que está começando agora. Somaram-se a eles os 140 mil participantes dos X-Games; 720 mil visitantes no Salón Internacional del Automóvil, feira que reuniu 22 marcas com mais de 30 novidades, e vendeu perto de 600 carros, alguns ao preço de 380 mil euros (Ferrari F12); as mais de 130 mil pessoas que visitaram os museus da cidade, abertos até a madrugada na Noite dos Museus, nos 62 endereços da capital catalana; e os 100 mil fãs que foram ao Camp Nou, festejar o campeão da Liga.

Segundo as previsões, Barcelona receberá na temporada 2,6 milhões de cruzeiristas, o dobro do que há dez anos (o Brasil, otimista, espera 668 mil cruzeiristas nos 242 roteiros programados para 2013-2014). O recorde de um final de semana em Barcelona: 63,6 mil turistas nos navios. Um recorde que poderá ser reproduzido também nos dias 11 de agosto e 6 de outubro.

Há sete anos Barcelona era o décimo porto de cruzeiros marítimos do mundo. Hoje está em quarto lugar, só superada pelos norte americanos da Flórida: Miami, Port Everglades e Puerto Cañaveral. Mas no Mediterrâneo, a capital da Catalunha domina o setor, recebendo os mega navios em seus sete terminais internacionais de passageiros. Os grandes navios farão 850 escalas durante o ano no seu porto.

BOM PARA TODOS
Os números espetaculares para um único final de semana representam trabalho para muitos: restaurantes, bares, transportes, comércio, todos estão aproveitando os bons ventos do turismo. Os X-Games abrem novos setores urbanos, uma aposta para o futuro. Os chamados jogos olímpicos de esportes extremos, uma especialidade originada nos Estados Unidos, ganhou força em Barcelona, escolhida entre outras cidades europEias para trampolim do esporte no continente, visando 2014 e 2015. Ocupando 32 mil metros quadrados de área em Montjuic, reuniu adeptos do skate, rally, enduro, bicicross. A festa pop El Primavera congregou 170 mil pessoas no parque Fórum. O festival Primavera Sound já é referência planetária da música popular

Em 1990, o número de cruzeiristas foi de 115 mil. A cifra neste 2013 será vinte vezes maior, injetando na cidade cerca de 300 milhões de euros. Desde o início do século 21, Barcelona já destinou mais de cem milhões de euros em infra estrutura portuária, dos quais 90% foram de setor privado. Um dos motivos para tanto interesse dos visitantes é a oferta cultural, que não tem rival entre as cidades mediterrâneas. E o Porto de Barcelona continua crescendo, mantendo níveis de qualidade nos serviços e oferecendo instalações capazes de responder à demanda .Uma lição que está demorando a ser apreendida no nosso país continente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Dayse Regina Ferreira

Dayse Regina Ferreira tem 593 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS