Biaphra Galeno   |   26/12/2013 11:25

França e Colômbia lideram envio de estudantes para SP

A capital paulista foi considerada pelos estudantes estrangeiros como “ótima” ou “boa” para lazer e compras. É o que mostra um estudo realizado entre os dias 10 e 30 de novembro deste ano que consultou 1.386 alunos estrangeiros

A capital paulista foi considerada pelos estudantes estrangeiros como “ótima” ou “boa” para lazer e compras. É o que mostra um estudo realizado entre os dias 10 e 30 de novembro deste ano que consultou 1.386 alunos estrangeiros, sendo 673 matriculados em cursos de graduação e 713 de pós-graduação.

O estudo foi o segundo realizado pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SP Turis, em parceria com a vice-reitoria executiva de Relações Internacionais (VRERI) da Universidade de São Paulo (USP).

METODOLOGIA
A pesquisa abordou estudantes estrangeiros em programas de intercâmbio nas cidades de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto, Pirassununga, Piracicaba, Lorena e Bauru. A coleta de informações teve como objetivo identificar o perfil dos pesquisados e efetuar uma avaliação das cidades onde estudam, além de características acadêmicas da própria USP.

Os alunos que responderam à pesquisa representam 24 países e vêm de 79 cidades diferentes. O maior contingente é o de franceses, com 15% da amostra, seguidos pelos colombianos (13%). Na divisão continental, os europeus são maioria: além da França, aparecem também Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Holanda, com 49%. Os latino-americanos são 41%: depois da Colômbia vêm Peru, Argentina, Chile e México, enquanto 10% se originam de outras regiões.

INTERESSES
Entre os locais turísticos mais visitados pelos alunos estrangeiros, o Parque Ibirapuera é citado como o grande atrativo da cidade, com 71%. Outros pontos que os alunos mencionaram são a Avenida Paulista (41%), o Museu de Arte de São Paulo (Masp), com 31%, e a Vila Madalena (19%). No tempo livre, os alunos visitam museus (54%), parques e áreas verdes (54%) e apreciam a gastronomia (49%) e a vida noturna (bares), com 48%.

A concentração de alunos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais também chama atenção – ao todo representaram 53%. Outro dado é que a língua portuguesa aparece em quarto lugar quando o assunto são as dificuldades encontradas pelos estrangeiros. Ela aparece atrás dos problemas com documentação e burocracia (28%), transporte (25%) e custo de vida (21%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS