Artur Luiz Andrade   |   28/02/2014 17:22

EUA deixa de exigir visto... dos chilenos

Mesmo enviando dez vezes mais turistas para os Estados Unidos, o Brasil foi ultrapassado pelo Chile, primeiro país latino-americano a integrar o programa Visa Waiver atualmente (a Argentina já foi uma das integrantes, mas teve o privilégio revogado há alguns anos).

Não foi dessa vez. Mesmo enviando dez vezes mais turistas para os Estados Unidos, o Brasil foi ultrapassado pelo Chile, primeiro país latino-americano a integrar o programa Visa Waiver atualmente (a Argentina já foi uma das integrantes, mas teve o privilégio revogado há alguns anos). O Chile é o 38º integrante do programa Visa Waiver (que isenta viajantes a turismo de visto para os EUA), e enviou em 2012 188 mil turistas para o país, contra mais de 1,8 milhão de brasileiros.

O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Nacional, Jeh Johnson, juntamente com o ministro de Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno, entre outras autoridades. A entrada do Chile no programa de Visa Waiver começa em 1º de maio.

Os turistas a lazer dos países do Visa Waiver Program podem permanecer até 90 dias nos Estados Unidos, e em 2013 foram responsáveis por 19,6 milhões de entradas no país, por via aérea.

Os visitantes do Chile, segundo a US Travel Association é 15% maior que a média dos visitantes de longa distância, chegando a US$ 5 mil por viagem, número, aliás, que os brasileiros também já ultrapassaram. O presidente da US Travel, Roger Dow, comemorou a entrada do Chile no Visa Waiver Program.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.