Rafael Carreira   |   09/06/2014 15:14

Berlim ganhará museu dedicado à espionagem

A cidade de Berlim ganhará uma nova atração a partir do próximo verão europeu: o Spy Museum Berlin, um museu dedicado a evolução e as conquistas tecnológicas da espionagem e que conta com informações e objetos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e até mesmo nos dias atuais.

A cidade de Berlim ganhará uma nova atração a partir do próximo verão europeu: o Spy Museum Berlin, um museu dedicado à evolução e às conquistas tecnológicas da espionagem e que conta com informações e objetos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e até mesmo nos dias atuais. O local será aberto na Leipziger Platz, local de aproximadamente dois mil metros quadrados, por onde passava o Muro de Berlim.

Entre os artigos expostos existem objetos curiosos como conservas de odores, pasta para documentos equipada com câmera infravermelha e câmeras escondidas, além de uma máquina Enigma, utilizada por forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial para a codificação e decodificação de mensagens secretas.

Além dos objetos, o museu traz informações sobre o serviço de inteligência alemão (BND), o serviço secreto da antiga Alemanha Oriental (Stasi), o serviço de inteligência de Hitler, espionagem industrial e a atual espionagem de dados. O local ainda tem um espaço multimídia dedicado ao agente secreto James Bond e outros ícones da espionagem no cinema.

A abertura da nova atração faz parte das homenagens ao 25º aniversário da “Revolução Pacífica”, que ficou marcada com a queda do Muro de Berlim. Mais informações sobre o museu no site www.deutsches-spionagemuseum.de/en.

Tópicos relacionados