Caroline Cabral   |   25/06/2014 14:55

Caminho Inca é patrimônio da Unesco em 6 países

O sistema viário andino pré-hispânico Qhapaq Ñan (herança territorial da cultura Inca) foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

O sistema viário andino pré-hispânico Qhapaq Ñan (herança territorial da cultura Inca) foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Também conhecido como Caminho Inca, passa por seis países: Argentina, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador. O caminho foi construído pelos Incas, durante séculos, com o intuito de facilitar as comunicações, o transporte e o comércio. Hoje, o caminho se estende por 23 mil quilômetros, com 310 pontos arqueológicos - embora a porção mais conhecida esteja no Peru, conhecido como "Trilha Inca", concluída em Machu Picchu.

A iniciativa dos países sul-americanos é inédita, pois nunca antes um grupo de nações apresentou para a Unesco um expediente conjunto com um patrimônio compartilhado. A candidatura recebeu a aprovação unânime de todo o comitê da Unesco.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Caroline Cabral

Caroline Cabral tem 625 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS