Especial para o Portal PANROTAS Dayse Regina Ferreira   |   13/08/2014 13:23

França tem planos para atingir 100 milhões de estrangeiros

Foram 84,7 milhões de turistas estrangeiros visitando a França no ano passado, o que coloca a terra de Moliére à frente dos Estados Unidos (69,8 milhões) e da Espanha (60,7 milhões).

Foram 84,7 milhões de turistas estrangeiros visitando a França no ano passado, o que coloca a terra de Moliére à frente dos Estados Unidos (69,8 milhões) e da Espanha (60,7 milhões). Os visitantes europeus começam pelos alemães (13 milhões), seguidos dos britânicos. Fora da Europa são os americanos do Norte e os asiáticos (4,5 milhões), tendo em primeiro lugar os chineses.

Um fato novo: os turistas estão permanecendo mais tempo na França, já que grande parte deles se instala em casa de parentes, amigos ou fazem a troca de apartamentos, um hábito que toma vulto a cada dia, aumentando o número de adeptos.

Mas a França quer ainda mais: pretende receber logo seus 100 milhões de turistas estrangeiros. Como o turismo representa a primeira indústria do mundo (12% do PIB mundial e mais de 200 milhões de empregos).
O ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, tem projetos para desenvolver ainda mais a indústria turística francesa, baseados em alguns pontos fortes:

1- Permitir a abertura do comércio aos domingos em Paris nas zonas mais frequentadas pelos turistas e nas principais estações ferroviárias da França. O Boulevard Haussmann, por exemplo, onde estão as lojas de departamentos Galeries Lafayette e Printemps, é considerado como zona de afluência turística excepcional.

A mesma filosofia se aplica às estações ferroviárias. Para o ministro, os turistas que encontram portas fechadas no comércio aos domingos e lojas fechadas a partir de 18h ou 19h todos os dias, não vão esperar até a quinta-feira seguinte (dia em que parte do comércio permanece funcionando até mais tarde).

2- Gare duNord – porta de entrada de turistas europeus, terá um programa especial de renovação entre 2014 e 2017. A primeira parte dos trabalhos será dedicada ao hall do Eurostar. Também será feito um novo plano de circulação em torno da estação. A Gare duNord é a primeira estação da Europa e deverá agora ser comparada aos serviços da Saint-Pancras em Londres.

3-Segurança é outro ponto sensível e há planos de uma brigada especializada no Champs Elysées para reforçar o patrulhamento já existente e dar mais apoio aos visitantes.

4- Forfait-Táxi é uma idéia para o trajeto ligando Paris ao aeroporto de Orly, 2º aeroporto da Europa. Uma via reservada na auto estrada A1 (Paris-Roissy) devera estar funcionando em 1º de janeiro de 2015, quando serão operados os forfaits-táxis, garantindo um meio de transporte seguro e previsível, para que o turista alcance Paris em 20 minutos.

4- Visto de 48 horas, com o qual os chineses já contam, desde fins de janeiro. O visto “courtséjour” de 2 dias, em breve, deverá ser ampliado para países do Golfo, África do Sul e Índia. O visto para os chineses foi um absoluto sucesso, já que os chineses são prioridade no turismo de luxo. Houve um aumento , no início dos vistos, de até 250%.

5- Os cinco pólos da oferta turística francesa estarão baseados em: gastronomia e enoturismo, esportes e montanha, ecoturismo, artesanato e luxo, além do turismo urbano.

6- Outro ponto importante: ajudar o turismo das famílias modestas, com tarifas reduzidas. Um fundo de 75 milhões de euros será utilizado para infraestrutura do turismo social.

7- Está no ar o Conselho de Promoção do Turismo, para trabalhosentre parceiros públicos e privados no “Plano Turismo para 2020, um plano 20/20 para 2020. O Conselho terá reuniões anuais. O projeto é o de receber 100 milhões de visitantes até 2020.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Dayse Regina Ferreira

Dayse Regina Ferreira tem 593 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS